ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

Bernal se diz surpreso com decisão do TCE em relação ao IPTU

Priscilla Peres | 09/12/2016 07:10
Prefeito criticou decisão do tribunal. (Foto: Marcos Ermínio)
Prefeito criticou decisão do tribunal. (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito Alcides Bernal (PP) diz ter recebido com "grande espanto" a decisão do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), de bloquear temporariamente os valores arrecadados com a cobrança do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) 2017.

Com reajuste de 8,78%, os carnês do imposto já foram enviados à população. A prefeitura estabeleceu desconto de 20% para proprietários que pagarem até 10 de janeiro, como forma de antecipar o recebimento de recursos. E foi justamente isso, que o TCE proibiu.

"É uma decisão que nos surpreende, porque todos os anos acontece o programa de pagamento incentivado do IPTU", disse em entrevista ao Bom Dia MS, ao ressaltar que a decisão "atrapalha muito Campo Grande".

A estratégia de antecipar o pagamento é usar o recurso para fechar as contas do ano, porém o TCE quer que os recursos arrecadados sejam liberados para uso só no dia 1° de janeiro, já na gestão Marquinhos Trad (PSD). Nesta semana, Bernal admitiu que não tem recursos suficientes para pagar o 13° salário dos servidores, que soma cerca de R$ 100 milhões.

"Estamos fazendo das tripas coração para honrar os compromissos. É preciso parar de atrapalhar a nossa gestão", disse o prefeito em entrevista nesta manhã.

Segundo Bernal, a prática acontece desde a gestão de Marquinhos Trad (PMDB). Porém, foi implantada por Gilmar Olarte em 2014, justamente como estratégia para fechar as contas daquele ano. Na época, o Campo Grande News noticiou que a ação era inusitada. Em 2015, já com Bernal a frente da administração, a antecipação do IPTU seguiu a estratégia de Olarte.

Nos siga no Google Notícias