ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Bernal vai recorrer contra decisão de juiz que manteve processo de cassação

Zemil Rocha | 14/11/2013 19:12
Apesar do risco de afastamento, Bernal só ingressa com recurso na próxima semana (Foto: Marcos Ermínio)
Apesar do risco de afastamento, Bernal só ingressa com recurso na próxima semana (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito Alcides Bernal (PP) avisou que vai recorrer ao Tribunal de Justiça do Estado contra a rejeição de seu pedido de liminar para suspensão dos trabalhos a Comissão Processante da Câmara de Campo Grande. “Vamos ingressar com agravo de instrumento”, informou o progressista, que teve decisão desfavorável no processo de mandado de segurança em tramitação na 1ª Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos de Campo Grande.

Apesar da urgência, já que a Comissão Processante pode julgar na próxima segunda-feira o pedido de afastamento que pode tirá-lo cautelarmente do cargo, o advogado do chefe do Executivo municipal, desembargador aposentado Jesus de Oliveira Sobrinho, não ingressou ainda com o agravo.

Na última terça-feira (12), o juiz Alexandre Tsuyoshi Ito rejeitou o pedido de liminar feito pelo prefeito Alcides Bernal para suspensão dos trabalhos da Comissão Processante, aprovada por 21 votos a oito na Câmara da Capital. A abertura do processo pode levar ao afastamento e à cassação de Bernal.

Como amanhã é feriado, o expediente no Poder Judiciário estadual só será retomado na segunda-feira (18). Nesse mesmo dia, a procuradoria jurídica da Câmara entrega à Comissão Processante o parecer sobre o pedido de afastamento, apresentado pelos ex-dirigentes do PP Pedro Guimarães e Raimundo Nonato, os mesmos que ingressaram com petição pela abertura do processo de cassação.

No mandato de segurança impetrado contra o ato da Câmara que instaurou a Comissão Processante, Bernal alegou que os vereadores Paulo Siufi (PMDB), Elizeu Dionízio (SDD), Otávio Trad (PT do B) e Chiquinho Telles (PSD), integrantes da encerrada CPI da Inadimplência, foram os verdadeiros artífices da abertura do procedimento de cassação e não os produtores rurais Pedro Guimarães e Raimundo Nonato, que foram ex-dirigentes do PP e autores do pedido de instalação do processo.

“Em que pesem os argumentos trazidos na inicial, não há prova inequívoca da existência de uma manobra política dos vereadores que integraram a CPI na Inadimplência no intuito de burlarem a regra de impedimento prevista no Decreto-lei n. 201/67 ou, ainda, de que tais parlamentares foram quem, de fato, redigiram a denúncia apresentada”, afirmou o juiz na decisão.

Nos siga no Google Notícias