ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Política

Câmara aprova criação de auxílio gás para famílias de baixa renda

Benefício será concedido a cada dois meses para famílias com renda per capita de meio salário mínimo

Adriel Mattos | 27/10/2021 18:22
Plenário Ulysses Guimarães durante sessão ordinária. (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)
Plenário Ulysses Guimarães durante sessão ordinária. (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou em sessão nesta quarta-feira (27) a criação do programa Gás para os Brasileiros, que subsidiará o preço do gás de cozinha para famílias de baixa renda. A matéria será enviada à sanção presidencial.

Os deputados aprovaram a maior parte das mudanças sugeridas pelos senadores ao texto. A votação foi simbólica, portanto, não houve registro do voto individualmente.

Ficou mantido no texto que o governo federal custeará o benefício com a receita advinda do recolhimento da Cide-combustíveis (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), que passará a incidir sobre o botijão de gás de 13 Kg. O Senado havia proposto a retirada dessa fonte para bancar o programa.

A União poderá ainda usar o que arrecadar com dividendos distribuídos pela Petrobras e com o bônus de assinatura devido pelas empresas que vencerem leilões de exploração de petróleo, tanto pelo regime de concessão quanto pelo regime de partilha.

Continuam também como fonte de receita a parte obtida na venda de petróleo devido à União a título de excedente da produção por meio dos contratos de partilha e a parte do valor dos royalties da União devidos nesses tipos de contrato.

Beneficiários – Quanto aos beneficiados, o texto restringe o pagamento às famílias com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo.

Entretanto, permanecem como beneficiárias as famílias que tenham entre seus membros pessoas contempladas com o BPC (Benefício de Prestação Continuada). O auxílio será concedido preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Outra preferência de pagamento será para a mulher responsável pela família, na forma do regulamento. O benefício será concedido a cada dois meses, utilizando a estrutura do Cadastro Único para Programas Sociais e será mantido por cinco anos.

Nos siga no Google Notícias