ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Câmara aprova projeto da dívida dos estado, mas ainda analisa detalhes hoje

Priscilla Peres | 10/08/2016 07:10
Votação começou ontem e terminou na madrugada. (Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)
Votação começou ontem e terminou na madrugada. (Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou em votação, que terminou na madrugada de hoje, o projeto que renegocia a dívida dos estados com a União. Porém, às 10h de hoje serão analisados outros detalhes da proposta.

Após ser adiada algumas vezes, a votação do Projeto de Lei Complementar 257/16 foi realizada ontem por 282 votos a 140. Ontem, o governo concordou em retirar do texto a exigência dos estados em congelar a remuneração dos servidores públicos por dois anos. O trecho foi tema de ampla discussão e protesto de sindicalistas.

O alongamento do prazo para o pagamento da dívida, está condicionado à assinatura dos aditivos e a desistência dos estados de ações judiciais contra a União sobre o assunto. O novo prazo total para pagamento será de até 30 anos, contados do contrato original, assinado de 1997 a 2001 por meio da Lei 9.496/97 e da MP 2.192-70/01.

Hoje, às 10h, os deputados decidem a retirada da limitação do crescimento anual das despesas primárias correntes à variação do IPCA do ano anterior. Isso significa que por dois anos, os estados precisam controlar o crescimento dos gastos em limite pré-estabelecido.

A limitação é a contrapartida exigida pela União para o alongamento da dívida. “Não é verdade que negar o projeto significará um melhor tratamento aos servidores”, afirmou o relator, deputado Esperidião Amin (PP-SC), ao ressaltar que os descontos por dois anos nas parcelas das dívidas viabilizarão o pagamento em dia dos servidores.

O relator ainda incorporou ao texto, regra que determina o envio semestral ao Congresso de relatório pelo Poder Executivo sobre o cumprimento dos compromissos firmados pelos estados e Distrito Federal e providências tomadas se houver descumprimento.

Nos siga no Google Notícias