ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Debate de projeto que flexibiliza dívida dos estados é retomado hoje

Ricardo Campos Jr. | 08/08/2016 14:26
Projeto dá aos estados facilidades para quitar dívidas com a União (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Projeto dá aos estados facilidades para quitar dívidas com a União (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

O plenário da Câmara dos Deputados retoma, nesta segunda-feira (8), os debates sobre o projeto de lei que prevê a renegociação das dívidas dos estados com a União. O texto propõe alongar as pendências em 20 anos, desde que as unidades federativas cumpram medidas de restrição fiscal vinculadas, principalmente, a despesas com pessoal.

Há uma semana, o relator do projeto, deputado Esperidião Amin (PP-SC), leu para os colegas uma nova redação do texto sugerida pelo Ministério da Fazenda, que acrescenta pagamento de parcelas menores a partir de 2017 com aumento gradativo até junho de 2018 e carência até dezembro deste ano.

Esse acordo, conforme a assessoria de imprensa da Câmara, prevê que a partir de janeiro, os estados paguem 5,6% da parcela devida, que aumenta mês a mês até atingir a totalidade, de forma a dar mais fôlego aos estados para recuperarem as suas finanças.

O novo texto deixa de fora das regras para cálculo de despesas com pessoal, o Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e tribunais de conta estaduais. Além disso, não serão contabilizados, dentro do limite de gastos com folha de pagamento, os auxílios, indenizações e terceirização e despesas de exercícios anteriores.

Mas, os gastos com aposentados e pensionistas agora vão contar dentro do teto de despesas pessoais. O Executivo e Legislativo terão dez anos para se adaptar à nova foma de cálculo das despesas com funcionários, tendo que reduzir em 10 pontos percentuais o excedente, a cada ano. Esse item ainda é polêmico entre parlamentares.

Segundo informações do site Valor Econômico, o limite de gastos com pessoal existe desde 2000, dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso determina que os Estados podem gastar até 60% da receita corrente líquida - divididos com outros órgãos, como Judiciário (com 6%) e o MP (com 2%) - com esse tipo de despesa, do contrário precisa promover cortes para se enquadrar nas regras.

Como contrapartida à renegociação das dívidas com a União, que serão alongadas por 20 anos, com redução nos pagamentos até 2018, os Estados se comprometeram a mudar o que entra no cálculo de despesa com pessoal.

Nos siga no Google Notícias