ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Câmara de Vereadores da Capital mantém vetos do prefeito a cinco projetos

Um deles, total, proibia recusa de atendimento a pacientes com covid; Executivo apontou inconstitucionalidade

Adriel Mattos | 03/03/2022 11:14
Sessões voltaram ao plenário após um mês no sistema remoto devido à pandemia. (Foto: Arquivo/Izaias Medeiros/CMCG)
Sessões voltaram ao plenário após um mês no sistema remoto devido à pandemia. (Foto: Arquivo/Izaias Medeiros/CMCG)

A Câmara Municipal de Campo Grande manteve na sessão desta quinta-feira (3) os vetos do prefeito Marquinhos Trad (PSD) a cinco projetos de lei. São quatro parciais e um total.

O veto total é ao projeto de lei complementar, que proíbe a recusa de atendimento aos pacientes acometidos pela covid-19 nas unidades de saúde. A matéria é de autoria do presidente Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), e de Sandro Benites (Patriota).

Na justificativa, o prefeito citou parecer da PGM (Procuradoria-Geral do Município) que apontou vício de inconstitucionalidade. Outro ponto destacado é que o texto não é claro.

“Não fica claro se a proibição de recusa se refere ao atendimento do paciente com covid-19 especificamente quando busca atendimento para essa doença ou à recusa de atendimentos de saúde em geral para pacientes com covid-19, ainda que eletivos. A forma como encontra-se escrito nos leva a entender que todo e qualquer paciente com covid-19 deverá ser atendido nos serviços de saúde do município, ainda que procure atendimento por qualquer outro motivo”, diz o parecer.

Os demais vetos foram parciais. O primeiro deles foi à proposta que institui o reconhecimento do caráter educacional e formativo da capoeira em suas manifestações culturais, esportivas, artísticas e sociais em Campo Grande, projeto de Otávio Trad (PSD).

Ao sancionar a Lei 6741/2021, Marquinhos vetou o artigo 2º, que permitia a celebração de parcerias para aulas de capoeira. Para o chefe do Executivo Municipal, a medida viola sua competência de legislar, “ao estabelecer regras para todo sistema de educação básica, e não apenas para o sistema municipal de ensino”.

Outro veto foi ao projeto de lei complementar que torna obrigatório o uso de colete salva-vidas por crianças de até seis anos de idade em áreas de banho ou natação. A proposição é de Ademar Vieira Junior, o Coringa (PSD); André Luís Soares (Rede), Clodoilson Pires (Podemos), Eduardo Miranda (Patriota) e Tiago Vargas (PSD).

O prefeito sancionou a Lei Complementar 433/2021, que ganhou o epíteto de “Lei Ravi”, em memória ao garoto de 3 anos que se afogou em outubro de 2020, mas morreu uma semana depois, suprimindo o parágrafo 1º - que deixava a cargo da prefeitura escolher qual órgão aplicaria as sanções previstas - e 3º do artigo 2º - que tratava da recusa da assinatura do termo de autuação. Para ele, os dois pontos são de competência exclusiva do Executivo.

Ainda foi mantido o veto à proposta de Otávio Trad que institui a campanha permanente de conscientização e combate ao capacitismo. A Lei 6753/2021 entrou em vigor sem os incisos I, IV e V do artigo 2º.

O primeiro inciso propunha inserir a temática na comunidade escolar, o quarto tratava da promoção de seminários, palestras e eventos de combate ao capacitismo, e o quinto queria divulgar a campanha nas redes sociais. Marquinhos considerou também que os temas são de competência exclusiva do Executivo para legislar.

Por fim, também foi mantido o veto à proposição de Carlão; Epaminondas Silva Neto, o Papy (Solidariedade), William Maksoud (PTB) e Ronilço Cruz de Oliveira, o Ronilço Guerreiro (Podemos) que institui a semana de conscientização sobre o lixo eletrônico.

Os incisos II, III e V do artigo 2º da Lei 6752/2021 foram invalidados por invasão de competência do Executivo. O segundo propunha a realização de campanhas, o terceiro queria incluir a Capital no movimento mundial “Eletrônico Não é Lixo” e o quarto exigia o fortalecimento da Política Municipal de Logística Reversa.

Títulos – Ainda foram aprovados projetos de decreto legislativo de Visitante Ilustre para o presidente nacional do PSD, o ex-ministro Gilberto Kassab, e ao líder do partido na Câmara dos Deputados, Antonio Brita (BA).

Os dois estarão presentes no evento de lançamento da pré-candidatura de Marquinhos, que está marcada para sábado (5).

Nos siga no Google Notícias