A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

23/02/2010 21:11

Câmara Federal aprova projeto que cria o Fundo Social

Redação

Depois de muita discussão e obstrução do Democratas, a Câmara dos Deputados aprovou agora há pouco o projeto de lei do Executivo que cria o Fundo Social para aplicar recursos da exploração do petróleo da camada pré-sal, ressalvados os destaques que visam a alterar o texto.

O projeto foi aprovado por 330 votos favoráveis e 1 contra. A votação dos 14 destaques apresentados deverá ocorrer amanhã (24), em sessões marcadas para 9h30 e 14h30.

O texto aprovado foi apresentado pelo relator da matéria na comissão especial que analisou a proposta, o deputado Antonio Palocci (PT-SP). Embora tenham sido apresentadas inúmeras emendas visando a alterar a distribuição do dinheiro do fundo com a pulverização dos recursos, o relator preferiu manter a base do texto enviado ao Congresso pelo Executivo. Ele evitou estabelecer os percentuais do fundo a serem destinados a cada área.

Pelo texto aprovado, os recursos do fundo serão aplicados em programas de combate à pobreza, de enfrentamento das mudanças climáticas e no desenvolvimento das àreas de educação, cultura, saúde pública e ciência e tecnologia. De acordo com Palocci, o Fundo Social é uma iniciativa feliz, porque transforma "uma riqueza enorme, que é do pré-sal, em um recurso para várias gerações".

"O significado do fundo é você pegar todo o resultado que pertence ao governo federal, da extração do petróleo do pré-sal, e colocar numa poupança de longo prazo que, ao longo dos anos, vai utilizando os resultados dessa aplicação em programas de educação, saúde, de desenvolvimento regional", disse.

O único partido de oposição que encaminhou contrário à aprovação do projeto foi o Democratas. Concluída a votação dos destaques, o projeto que cria o Fundo Social será encaminhado à apreciação do Senado Federal.

Temer diz que adiamento da reforma da Previdência foi 'ótimo' para ganhar votos
O presidente Michel Temer procurou mostrar otimismo ao falar sobre a reforma da Previdência ao dar posse ao deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) c...
Diretor da PF entrega ao STF relatório de investigação sobre ministros
O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, entregou hoje (15) à ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), um re...
TRE realiza plantão para cadastramento biométrico neste sábado na Capital
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza neste sábado mais um plantão para atender eleitores de Campo Grande que ainda nã...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions