ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Política

Câmara inicia semana que vem estudo sobre número de vagas em concurso

Lotada de comissionados, casa de leis foi acionada na Justiça

Mayara Bueno | 29/07/2016 09:30
Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Arquivo)

A Câmara Municipal de Campo Grande começa semana que vem a fazer o estudo da quantidade de vagas que serão abertas no concurso público. Acionada na Justiça, por conta do número excessivo de servidores comissionados, a casa de leis se comprometeu a demitir funcionários e promover um processo seletivo.

Segundo o presidente do Legislativo Municipal, o vereador João Rocha (PSDB), assim que os vereadores retornarem do recesso parlamentar, na terça-feira (2), “imediatamente” será iniciado o levantamento. O estudo será feito em todos os setores e diretorias da casa de leis. “Vamos fazer uma avaliação em todos os locais que fazem com que a Câmara caminhe para saber a demanda que precisamos”, afirmou.

Por enquanto, são incertas a quantidade de vagas, áreas que serão destinadas e quantas pessoas serão demitidas. “Mas tudo será feito dentro da legalidade”. Segundo o acordo feito com o MPE-MS (Ministério Público Estadual), a Câmara finalizará o levantamento até 10 de setembro.

Sede do MPE-MS, em Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Sede do MPE-MS, em Campo Grande. (Foto: Arquivo)

Quando? – Como o ano é eleitoral, o Legislativo Municipal fica restrito a promover qualquer ação que acarrete em mais custos, por isso, o concurso público só será feito após as eleições, que acontecem em outubro.

A expectativa é que o certame seja feito até o primeiro semestre de 2017, garantiu o presidente. Depois das eleições, ainda este ano, a Câmara lançará a licitação da empresa que promoverá o concurso e o edital da prova.

Investigação – Antes do acordo, o MPE entrou na Justiça afirmando que a casa de leis mantém mais de 90% de servidores comissionados, àqueles que não precisam de concurso para entrar no Poder Público, quando deve ser o contrário. O pedido era justamente para que a Câmara demitisse quantidade de comissionados para se adequar à lei e promovesse concurso público. O último ocorreu em 2004.

Ontem, a Justiça homologou o acordo que o Legislativo Municipal fez com o Ministério Público, extinguindo a ação que tramitava. Todos os atos referentes ao certame, no entanto, deverão ser informados ao Poder Judiciário.

Nos siga no Google Notícias