ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Câmara pode convocar Semadur para explicar retirada de ambulantes

Aliny Mary Dias e Jéssica Benitez | 12/06/2013 11:39
Comerciante mostra onde ficavam as barracas na calçada. (Foto: Pedro Peralta)
Comerciante mostra onde ficavam as barracas na calçada. (Foto: Pedro Peralta)

A retirada de vendedores ambulantes que trabalhavam em frente a Uniderp/Anhanguera foi assunto da sessão desta quarta-feira (12) da Câmara Municipal da Capital. Parlamentares da oposição saíram em defesa dos ambulantes barrados por fiscais da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) na última segunda-feira.

Os vendedores foram notificados há uma semana e tinham o prazo de 5 dias para sair da avenida Ceará. A ação é com base no Decreto n°11.090 de 2010, que regulamentou a Lei 2.909/1992, as calçadas devem ter uma faixa livre e desimpedida de obstáculos para o trânsito de pedestres e uma faixa de serviço, destinada à implantação do chamado mobiliário urbano, como pontos de ônibus, táxis e outros.

Em defesa dos vendedores, o vereador Elizeu Dionizio (PSL) criticou a ação da Semadur e desafiou o órgão a apresentar denúncias que levaram à decisão de retirar os comerciantes do local. “Não foi feito da forma correta, tirou pessoas que há 20 anos ajudam a formar profissionais”, declara.

Já o parlamentar Cazuza (PP) justificou a ação dizendo que o MPE (Ministério Público Estadual) pressionou a Prefeitura para que a lei de espaços públicos fosse cumprida. “Eles foram notificados cinco vezes, a última foi há uma semana”, diz.

O vereador disse ainda que nenhum ambulante foi preso e nenhum material apreendido durante a ação dos fiscais da Semadur.

O mais novo defensor do prefeito Alcides Bernal na Câmara, Paulo Pedra (PDT) disse à reportagem que a ação feita pela administração anterior com os dogueiros que vendiam lanches na Afonso Pena foi mais grave do que a ação na Ceará. “Mau exemplo é o que fizeram com os dogueiros, jogaram eles lá no inferno e hoje recebem menos do que antes”, diz.

Já o vereador Airton Saraiva (DEM) disse que irá pedir para ao presidente da Comissão Permanente de Indústria, Comércio, Agropecuária e Turismo, Edil Albuquerque (PMDB), para que o chefe da Semadur, Odimar Luis Marcon, explique os detalhes da ação.

Segundo Saraiva, Marcon já foi chamado para uma audiência na Câmara sobre a demora na expedição de alvarás para o setor da construção civil e não compareceu.

Nos siga no Google Notícias