ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Câmara promete recorrer de decisão que barrou reajuste a servidores

Funcionários públicos estão há quase dois anos sem aumento

Mayara Bueno | 06/02/2017 11:37
Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)

A Câmara Municipal de Campo Grande entrará com recurso para tentar reverter a decisão que anulou o reajuste de 9,57% dos servidores municipais. Decisão judicial da semana passada foi mais um capítulo da história que já dura quase um ano envolvendo o aumento salarial.

Depois da aprovação do reajuste, em 2016, a prefeitura, ainda na gestão de Alcides Bernal (PP), entrou com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) para tentar barrar o aumento. O julgamento da ação foi adiado seis vezes ano passado. Até que na quarta-feira (1º), a o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) anulou os efeitos da lei aprovada na Câmara, que concederia o aumento.

“Vamos recorrer”, afirmou o presidente da casa de leis, vereador João Rocha (PSDB). Ainda sem saber o teor da determinação judicial, o parlamentar afirma que a procuradoria-jurídica vai adotar os procedimentos necessários para apresentação do recurso. “Vamos respeitar os prazos legais e assim que tivermos todos os documentos vamos recorrer”.

Conforme o procurador-jurídico da Câmara Municipal, Gustavo Lazzarin, o Legislativo Municipal ainda não foi notificada sobre a decisão, portanto, ainda não conhece o conteúdo do despacho. “Primeiro preciso ser notificado, mas, sem dúvida vamos entrar com recurso”.

10 meses – Já faz quase um ano que a história sobre o reajuste se arrasta. Com isso, os servidores estão sem reajuste há quase dois anos, uma vez que já não tinham tido o aumento no ano anterior.

O reajuste era referente a maio de 2016, que é data-base de negociação salarial, e os efeitos da lei municipal nº 5.708, aprovada em junho, retroativos ao mês anterior.

Os 9,57% de aumento haviam sido propostos pela própria prefeitura. Mas, como o valor era contestado por algumas categorias de servidores, que inclusive entraram em greve, os vereadores não aprovaram o percentual num primeiro momento.

Acontece que o prefeito Alcides Bernal mandou a segunda proposta às vésperas do encerramento do prazo previsto para a concessão de aumento – limitado 31 de março de 2016, por ser ano eleitoral.

Depois do vencimento, o reajuste poderia ser feito, mas com percentual 3,31% – referente à reposição da inflação de janeiro a abril.

Uma nova votação foi feita na Câmara e o projeto foi aprovado, mas com uma emenda que fixava o aumento no primeiro índice, ou seja, 9,57%. O prefeito vetou o projeto, mas os vereadores derrubaram o veto, tornando a lei válida. Mas, o município entrou com a ação na Justiça.

Nos siga no Google Notícias