ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Câmara vota projeto que amplia direitos de servidores

Redação | 15/12/2008 10:35

Nesta terça-feira, os vereadores de Campo Grande votarão 18 projetos de lei. Entre eles, o PLC (Projeto de Lei Complementar) 172/07, dos vereadores Paulo Siufi e Edil Albuquerque (ambos do PMDB), que amplia os direitos dos servidores públicos que acabam de ter um filho.

A proposta amplia para 180 dias a licença-maternidade, para 15 dias a licença-paternidade e estende esses direitos para quem adotar crianças. A proposta anterior, dos vereadores Maria Emília Sulzer e Celso Ianaze (ambos do PMDB), previa uma licença-maternidade de 120 dias consecutivos, prorrogável por mais 60 dias.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já sancionou uma lei que aumenta a licença-maternidade de quatro para seis meses, mas a medida só começará a valer em 2010.

Pelo PLC que será votado pela Câmara Municipal, no caso de natimorto, após 30 dias a servidora será submetida a exame médico e, se julgada apta, reassumirá o exercício do cargo.

A licença maternidade será concedida também à funcionária pública que adotar uma criança ou obtiver a guarda judicial para fins de adoção. Já a licença paternidade dos funcionários públicos de Campo Grande por 15 dias terá validade a partir da data de nascimento da criança, da adoção ou da obtenção de guarda judicial.

Outros projetos

Nos siga no Google Notícias