ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 31º

Política

Campo Grande leva nota 10 em índice de transparência

Foram avaliadas 691 cidades e dos sete que tiveram nota máxima, apenas 3 são capitais

Por Ana Paula Chuva | 12/03/2021 13:35
Vista aérea da região central de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami | Arquivo)
Vista aérea da região central de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami | Arquivo)

Campo Grande ficou entre as três capitais que atingiram a nota máxima na EBT (Escala Brasil Transparente) - Avaliação 360° da CGU (Controladoria-Geral da União). Ao todo, sete municípios atingiram a nota 10.

Em síntese, a análise é sobre o quanto os dados sobre as despesas públicos estão acessíveis ao cidadão.

A capital sul-mato-grossense dividiu o pódio da nota máxima com as capitais Recife (PE) e João Pessoa (PB). Para o controlador-geral de Campo Grande, Luiz Afonso de Freitas Gonçalves, o resultado é fruto de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura ao longo dos últimos anos.

“Investimos muito em transparência, criamos e aprimoramos ferramentas para tornar os dados públicos acessíveis à população. Um exemplo é a criação do Portal Transparência COVID-19, ”, ressalta o controlador-geral.

Luiz destaca ainda que o Município está pronto para atender as normas impostas pelos órgãos de controle externo no que diz respeito à transparência.

Esta é a segunda edição da avaliação e foram levados em consideração aspectos da transparência ativa como verificação da publicação de informações das receitas e despesas, licitações e contratos.

Além da estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento das obras entre outros requisitos. Ao todo foram avaliados 691 cidades da federação entre 1° de abril a 31 de dezembro de 2020.

Na primeira edição, divulgada em 2018, Campo Grande ficou em quarto lugar entre as capitais com nota 9,64 e para o coordenador-geral da transparência, Arley Sandim, o resultado mostra uma evolução do Município.

“Diante do resultado em 2018, o Portal passou por várias mudanças e melhorias para que hoje pudéssemos atingir a pontuação máxima”, afirmou Arley.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário