ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Campo Grande leva nota 10 em índice de transparência

Foram avaliadas 691 cidades e dos sete que tiveram nota máxima, apenas 3 são capitais

Ana Paula Chuva | 12/03/2021 13:35
Vista aérea da região central de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami | Arquivo)
Vista aérea da região central de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami | Arquivo)

Campo Grande ficou entre as três capitais que atingiram a nota máxima na EBT (Escala Brasil Transparente) - Avaliação 360° da CGU (Controladoria-Geral da União). Ao todo, sete municípios atingiram a nota 10.

Em síntese, a análise é sobre o quanto os dados sobre as despesas públicos estão acessíveis ao cidadão.

A capital sul-mato-grossense dividiu o pódio da nota máxima com as capitais Recife (PE) e João Pessoa (PB). Para o controlador-geral de Campo Grande, Luiz Afonso de Freitas Gonçalves, o resultado é fruto de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura ao longo dos últimos anos.

“Investimos muito em transparência, criamos e aprimoramos ferramentas para tornar os dados públicos acessíveis à população. Um exemplo é a criação do Portal Transparência COVID-19, ”, ressalta o controlador-geral.

Luiz destaca ainda que o Município está pronto para atender as normas impostas pelos órgãos de controle externo no que diz respeito à transparência.

Esta é a segunda edição da avaliação e foram levados em consideração aspectos da transparência ativa como verificação da publicação de informações das receitas e despesas, licitações e contratos.

Além da estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento das obras entre outros requisitos. Ao todo foram avaliados 691 cidades da federação entre 1° de abril a 31 de dezembro de 2020.

Na primeira edição, divulgada em 2018, Campo Grande ficou em quarto lugar entre as capitais com nota 9,64 e para o coordenador-geral da transparência, Arley Sandim, o resultado mostra uma evolução do Município.

“Diante do resultado em 2018, o Portal passou por várias mudanças e melhorias para que hoje pudéssemos atingir a pontuação máxima”, afirmou Arley.

Nos siga no Google Notícias