ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Política

Casas entregues sem reboco serão alvo de denúncia ao Ministério Público

Fernanda Mathias e Alberto Dias | 05/07/2016 12:53
Casas foram entregues na sexta-feira inacabadas, sem forro e sem reboco, após quase quatro meses de espera (Foto:Divulgação)
Casas foram entregues na sexta-feira inacabadas, sem forro e sem reboco, após quase quatro meses de espera (Foto:Divulgação)

O vereador Eduardo Romero (Rede) informou que na tarde desta terça-feira (05) irá oferecer denúncia ao MPE (Ministério Público Estadual) sobre as condições em que 42 casas populares foram entregues no assentamento Vespasiano Martins, na última sexta-feira (02). Sem forro, reboco e com as instalações hidráulicas aparentes.

Segundo o vereador, muitas das famílias, que integram o grupo removido em março da favela Cidade de Deus, estão preferindo ficar nos barracos porque, sem reboco, a poeira acaba agravando problemas respiratórios das crianças.

Na ocasião do lançamento, o prefeito, Alcides Bernal (PP), reforçava a todo momento a construção das unidades, “em tempo recorde”. Romero, que esteve ontem no local, observa que as condições em que as unidades foram entregues mostra “despreparo técnico e falta de eficiência da administração municipal”.

Muitas famílias continuam nos barracos para evitar a poeira das casas, que não têm reboco interno (Foto:Divulgação)
Muitas famílias continuam nos barracos para evitar a poeira das casas, que não têm reboco interno (Foto:Divulgação)

Outra preocupação é quanto à segurança das estruturas, considerando que no terreno, que fica em fundo de vale, o lençol freático é superficial. Uma possibilidade é que o CREA (Conselho Regional de Arquitetura) seja acionado para avaliar se a fundação das casas está adequada.

Para Romero, a fiscalização e intervenção do MPE são fundamentais para que as outras famílias que serão realocadas em loteamentos próximos não recebam as casas nas mesmas condições.

A remoção das famílias do Cidade de Deus ocorreu em março. Além das famílias realocadas no Vespasiano Martins, as 87 que estão no bairro Teruel e as 50 do Jardim Canguru receberão as chaves de suas casas somente dia 10 de setembro, se o cronograma da Prefeitura se concretizar. Já as 135 famílias que estão no Bom Retiro no dia 10 de outubro.

Nos siga no Google Notícias