ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

CCJ aprova ficha limpa para cargos de confiança do Executivo

Nicholas Vasconcelos | 12/06/2012 15:03

Medida foi aprovada por unanimidade e segue agora para votação no plenário.

O relator da PEC,Deputado Fábio Trad (PMDB-MS), comemorou aprovação da medida. (Foto:João Garrigó)
O relator da PEC,Deputado Fábio Trad (PMDB-MS), comemorou aprovação da medida. (Foto:João Garrigó)

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (12) por unanimidade a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 11/2011, que cria a Lei da Ficha Limpa para os cargos de confiança do Executivo. Com a medida, pessoas condenadas pela justiça ficam impedidas de assumir cargos de confiança em autarquias, empresas públicas e fundações .

O relator da proposta, deputado Fábio Trad (PMDB), afirma que a medida representa enorme avanço para a administração pública. “É um avanço para o princípio do moralidade, da transparência e da melhora no nível qualitativo da administração”, declarou.

A medida passa a valer para ministros, diretores, presidentes de autarquias e cargos de chefia na administração federal.

Segundo Fábio Trad, a aprovação exigiu um esforço entre os líderes dos partidos para a que medida fosse priorizada na comissão e dos segmentos da Câmara. A lei é de autoria do deputado Sandro Alex (PPS-PR) e surgiu após a criação da lei complementar n°135/2010.

Após a aprovação da comissão especial o projeto segue para a apresentação no plenário para aprovação no prazo máximo de dois meses.

Nos siga no Google Notícias