ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Com 16 dias, vereadores tem desafio de aprovar secretaria e orçamento

Kleber Clajus | 01/12/2014 20:48
Líder do prefeito acredita em consenso, mas oposição pode criar resistências a projetos (Foto: Kleber Clajus / Arquivo)
Líder do prefeito acredita em consenso, mas oposição pode criar resistências a projetos (Foto: Kleber Clajus / Arquivo)

Os vereadores de Campo Grande possuem 16 dias para aprovar projetos que incluem a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e o orçamento de 2015. A oposição promete resistir a algumas das propostas, mas o prefeito Gilmar Olarte (PP) está confiante.

Edil Albuquerque (PMDB), líder do prefeito na Câmara Municipal, pontua que as comissões estão agilizando os processos para fechar o ano legislativo com o mínimo de pendências. O peemedebista afasta possibilidade de resistências aos projetos e aposta no consenso para passar o orçamento, a criação da Secretaria de Segurança e 24 projetos beneficiados pelo Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social).

Por sua vez, Luiza Ribeiro (PPS) entende que a criação de uma nova secretaria para busca de recurso federal não passa de “declaração falsa”. Ela ainda ressalta que “não podemos criar uma força semelhante a Polícia Militar, mas que seja voltada as necessidades municipais com guarda de prédios e eventos públicos”. Tais atribuições já existem, porém mudanças na legislação federal possibilitam que a Guarda Municipal também possa atuar em policiamento ostensivo.

Em relação ao orçamento e PPA (Plano Plurianual), o desafio está em reduzir número de emendas de 1257 e 145, respectivamente. O trabalho de análise tem previsão de término no dia 8 de dezembro para, então, seguir para discussão e votação.

O objetivo deste ano, no entanto, é não repetir problemas ocorridos na gestão do ex-prefeito Alcides Bernal (PP), quando a publicação da lei aconteceu com atraso em razão de erros do Executivo e também ao elevado número de emendas acopladas ao projeto original, publicado só em janeiro.

Nos siga no Google Notícias