ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Com 97 emendas, relator entrega LDO sem perspectiva de grandes investimentos

De acordo com o vereador João César, o tapa-buracos é uma das poucas perspectivas reais para o ano que vem

Lucas Junot e Richelieiu de Carlo | 20/06/2017 13:16
João César é o relator da LDO este ano (Foto: Arquivo)
João César é o relator da LDO este ano (Foto: Arquivo)

O vereador João César Mato Grosso (PSDB), vice-presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal e relator da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), entregou o texto final do projeto na manhã desta terça-feira (20) à presidência da Casa, com 97 emendas. A expectativa é de que na próxima semana a matéria seja submetida ao plenário.

O projeto original, encaminhado pelo Executivo ao parlamento, prevê redução de 3% na receita municipal para o ano que vem, o que sinaliza recessão econômica em 2018. De acordo com o relator, as emendas adicionadas, em sua maioria, tratam de pequenos reparos, frente à necessidade de grandes investimentos.

“Não tem dinheiro. O tapa-buracos é, por exemplo, o único investimento previsto este ano. A única possibilidade além disso é se vier dinheiro de fora”, comentou o relator, referindo-se à perspectiva de repasses ministeriais.

Ainda segundo João César, a maioria das emendas referem-se à saúde, pavimentação e iluminação pública. “São reformas de postos de saúde e Ceinf (Centro de Educação Infantil), tapa-buracos e a necessidade de recapeamento e iluminação em algumas vias”, explica.

O parlamentar endossou as palavras do secretário municipal de finanças, Pedro Pedrossian Neto. Durante audiência pública para tratar da LDO, em maio, na Câmara Municipal, ele já havia alertado para a mesma situação.

A proposta encaminhada pelo Poder Executivo prevê a aplicação de 25% da receita resultante de impostos em educação, 1% para cultura e outros 15% para saúde. A previsão de receita é de R$ 3,4 bilhões, enquanto a renúncia fiscal chega a R$ 17,5 milhões.

A lei é como uma prévia para o Orçamento, documento que detalha os gastos para o próximo ano e deve ser remetido aos vereadores até 30 de setembro. Esta é a primeira LDO da gestão do prefeito Marquinhos Trad (PSD).

Nos siga no Google Notícias