ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Com apoio de MS, oposição apresenta pedido de abertura da CPI do MEC

Senadores ainda tentam conquistar o apoio de Nelsinho Trad, enquanto governo trabalha para retirar assinaturas

Adriel Mattos | 28/06/2022 12:21
Simone Tebet e Soraya Thronicke assinaram pedido. (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)
Simone Tebet e Soraya Thronicke assinaram pedido. (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

O líder da oposição no Senado Federal, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), protocolou no início da tarde desta terça-feira (28) o requerimento para abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a existência de um gabinete paralelo no MEC (Ministério da Educação). Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, 31 parlamentares assinaram o pedido.

Entre eles, estão Simone Tebet (MDB/MS) e Soraya Thronicke (União/MS). O requerimento precisa ser lido em plenário e o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), precisa autorizar a abertura do colegiado.

“Há um desejo no Senado de que esse esquema escandaloso que se instalou no Ministério da Educação tenha uma séria investigação”, disse Randolfe. “Desde a semana passada, é de conhecimento de todos, em áudio do próprio senhor Milton Ribeiro, de que o presidente da República [Jair Bolsonaro, do PL] interveio de forma clara para impedir que a investigação avançasse, em um claro crime, conforme o Código Penal, de obstrução às investigações e de uso de informações privilegiadas”, complementou.

Randolfe é o autor do pedido. (Foto: Reprodução/CNN Brasil)
Randolfe é o autor do pedido. (Foto: Reprodução/CNN Brasil)

O caso ficou conhecido como “escândalo dos pastores”, após o Estadão apontar a existência de um gabinete paralelo composto pelos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, que autorizavam a liberação de verbas da pasta. Ambos não exerciam cargo público. O ex-ministro Milton Ribeiro chegou a ser preso durante operação da PF (Polícia Federal) na semana passada.

A oposição ainda tenta conquistar a assinatura de outros parlamentares governistas, como Nelsinho Trad (PSD/MS), para evitar que o Palácio do Planalto tente convencer senadores a retirar assinaturas antes da instalação da CPI, o que pode acontecer antes da leitura do requerimento.

O regimento do Senado prevê que pedidos de abertura de CPIs precisam ser assinados por, no mínimo, 27 senadores - um terço dos 81 que compõem a Casa.

Nos siga no Google Notícias