ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Com delação de Delcídio, PF conclui que Lula e Dilma armaram contra a Lava-Jato

Alberto Dias | 20/02/2017 17:33
Delação do ex-senador Delcídio Amaral baseou investigações da Polícia Federal. (Foto: Arquivo)
Delação do ex-senador Delcídio Amaral baseou investigações da Polícia Federal. (Foto: Arquivo)

Baseada na delação premiada do sul-mato-grossense Delcídio do Amaral (sem partido), as investigações da Polícia Federal concluíram que os ex-presidentes Luís Inácio Lula da Silva e Dima Rousseff tentaram obstruir os trabalhos da Operação Lava Jato.

O relatório classifica como abuso de poder a nomeação de Lula como chefe da Casa Civil, em março de 2016 e, ainda, a indicação do ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas ao Superior Tribunal de Justiça.

Segundo o ex-senador Delcídio, a nomeação de Dantas ao STJ teria como objetivo libertar da prisão o empreiteiro Marcelo Odebrecht, detido em 19 de junho de 2015, acusado de participar de esquema de corrupção na Petrobras.

Aos três petistas, a PF atribuiu o crime de obstrução de Justiça e Mercadante ainda é acusado por tráfico de influência, conforme relatório parcial enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal) na quinta-feira (16).

Também ajudou na investigação, a gravação de uma conversa entre Mercadante e um ex-assessor de Delcídio, que também seguiu para as mãos do relator da Lava Jato na corte. A PGR (Procuradoria-Geral da República) também receberá o conteúdo da PF e deve se manifestar a respeito no inquérito em andamento. Como nenhum dos três têm foro privilegiado, o pedido é que respondam aos supostos crimes em primeira instância, na justiça comum.

Conforme reportagem do Estadão publicada nesta segunda-feira (20), e confirmada pela Folha de São Paulo, a Polícia Federal diz haver provas que baseiam as conclusões prévias encaminhadas ao tribunal. Do outro lado, a defesa de Lula afirma, em nota, que a conclusão da PF é "desprovida de qualquer fundamento jurídico" e acusa o delegado de "perseguição" ao ex-presidente.

Já o advogado de Aloizio Mercadante, Pierpaolo Bottini, diz ter recebido com "surpresa" a manifestação da Polícia Federal que acusa o ex-ministro de obstruir a justiça e que os diálogos gravados "não retratam um gesto de apoio pessoal".

Nos siga no Google Notícias