ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Política

Com eleição decidida, sabatina discutiu mudanças na atuação do TCE

Marta Ferreira e Fabiano Arruda | 14/06/2011 18:39
Arroyo deixa sala onde ocorreu sabatina e cumprimenta Marisa, favorita para a vaga de conselheira do TCE. (Foto: Marcelo Victor)
Arroyo deixa sala onde ocorreu sabatina e cumprimenta Marisa, favorita para a vaga de conselheira do TCE. (Foto: Marcelo Victor)

Com a disputa considerada decidida nos bastidores, a sabatina dos dois candidatos a ocupar um cargo de conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, realizada pela CCJR (Comissão de Constituição, Redação e Justiça) nesta terça-feira, serviu como uma espécie de seminário para discutir mudanças na atuação da Corte. Pela definição legal, o tribunal é órgão acessório da Assembleia Legislativa na fiscalização dos gastos públicos e,conforme as indagações e afirmações feitas hoje pelos deputados, embora tenha se modernizado, ainda há muitas críticas negativas ao funcionamento.

Uma das que mais foi comentada foi a demora na análise das contas dos ordenadores de despesas. Aos dois candidatos ao cargo, a senadora Marisa Serrano (PSDB), favorita ao cargo, e o deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR), o petista Pedro Kemp, que conduziu a audiência, afirmou que até hoje, 10 anos depois de deixar a Secretaria de Educação, ainda recebe notificações para explicar sobre gastos na época.

Nessa ocasiões, disse, ele precisa contar com a boa vontade dos técnicos da secretaria para juntar os documentos necessários.

Kemp sugeriu que sejam adotados prazos para a apreciação das contas. A mesma proposta motivou sugestão do deputado Paulo Duarte de proposição de projeto na Assembleia a respeito.

Diferença de estrutura - Ex-prefeito de Dourados, o deputado Laerte Tetila (PT), usou a sua vez de falar para reclamar, aos dois candidatos, do “descompasso” entre a estrutura adquirida pelo TCE, tanto em pessoal quanto física, em comparação a dos municípios. Segundo ele, a maioria dos gestores é despreparada e acaba cometendo erros e sendo punida por eles.

Sobre isso, os dois candidatos defenderam a tese de que o Tribunal deve agir preventivamente. “É melhor prevenir do que punir”, cravou Antônio Carlos Arroyo.

Escolha-A forma como são escolhidos os conselheiros também foi alvo de sugestão de mudanças.

Indagado sobre a realização de concursos pelo deputado Marquinhos Trad, o candidato Arroyo defendeu que eles sejam a forma de contratação inclusive dos conselheiros. “Deveria haver concurso e prova de títulos”.

Para o deputado Lauro Davi (PSB) , o problema é o fato de o cargo ser vitalício.

Ao comentar isso, o deputado Antônio Carlos Arroyo disse que uma mudança depende de alteração na Constituição Federal. Na mesma linha, a deputada Marisa Serrano opinou que mudanças podem ser feitas em relação à atuação da Casa, desde que “atendam à Constituição”.

Nos siga no Google Notícias