ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Comissão aprova novo parcelamento de multas do Tribunal de Contas

TCE reapresentou opção para renegociar dívidas junto com mudanças no fundo especial da instituição

Leonardo Rocha | 20/11/2019 12:27
Deputados Gerson Claro (PP) e José Carlos Barbosa (DEM) durante reunião da CCJR (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados Gerson Claro (PP) e José Carlos Barbosa (DEM) durante reunião da CCJR (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) aprovou o projeto que prevê novo parcelamento de multas de gestores com o TCE-MS (Tribunal de Contas Estadual). A proposta foi reapresentada pela instituição. Há dois meses, o Tribunal resolveu retirar a matéria depois que o deputado João Henrique Catan (PL) apresentou emenda, que mudava as regras sobre as multas aplicadas.

A proposta do Tribunal de Contas abre a possibilidade do débito em até 70 meses, com fixação de valores mínimos para fechar o acordo. A multa também poderá ser aplicada por meio eletrônico, com os devidos prazos para as partes envolvidas. Quem for fazer o pagamento antecipado, ainda terá o valor reduzido na dívida.

O texto ainda prevê a extinção do Conselho Administrativo que tomada as decisões sobre o fundo especial do TCE, que agora será conduzido pelo presidente do Tribunal, ocupando a função de gestor e ordenador de despesas.

O fundo (especial)ainda terá manutenção e conta bancária específica, com contabilidade própria, separada do orçamento financeiro do Tribunal. Os recursos poderão ser usados em investimentos, obras e despesas de custeio, sendo proibido o pagamento de direitos ou vantagens pecuniárias aos servidores da instituição.

Polêmica – O Tribunal tinha enviado projeto anterior, abrindo novo prazo para renegociação de dívidas de gestores com a entidade, no entanto o deputado João Henrique Catan (PL) apresentou emenda, estabelecendo o “perdão de multas” a prefeitos, quando estes forem punidos apenas porque houve atraso de envio de documentos e no final do processo, não foram encontradas irregularidades.

A questão gerou impasse entre os deputados e o Tribunal retirou o projeto, alegando que estava mudando o objetivo do texto. Catan inclusive ameaçou entrar na Justiça, ao dizer que a matéria foi retirada quando estava em tramitação na CCJR, sem que houvesse votos contrários.

Dois meses depois, a renegociação de dívidas foi novamente enviada para Assembleia, só que agora dentro do projeto que traz mudanças sobre o fundo especial da instituição. “Se trata de outro projeto, mas o objetivo é o mesmo, que é facilitar o pagamento destas multas”, ponderou o deputado José Carlos Barbosa (DEM).

O que era rápido, melhorou! Seja exclusivo, cadastre o telefone (67) 99981 9077 e receba as notícias mais lidas no Campo Grande News pelo seu WhastApp. Adicione na sua lista de contato, mande um "OI", e automaticamente você será cadastrado.

Nos siga no Google Notícias