A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

17/05/2012 16:39

Comissão aprova projeto que obriga desconto para quitação de dívidas

Fabiano Arruda
Senador Delcídio do Amaral preside sessão do CAE durante aprovação do projeto. (Foto: Divulgação)Senador Delcídio do Amaral preside sessão do CAE durante aprovação do projeto. (Foto: Divulgação)

A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado aprovou projeto de lei que obriga a concessão de descontos para clientes que quiserem quitar contratos de forma antecipada como operações de crédito com redução proporcional de juros e outros acréscimos.

A maioria, mas nem todas, as instituições financeiras adotam o mecanismo.

Pela proposta, de autoria da senadora Lídice de Mata (PSB/BA), também fica proibida a cobrança de qualquer penalidade pela quitação antecipada da transação financeira.

Além disto, exige a obrigatoriedade que os contratos tenham expressos as taxas sobre as parcelas, bem como cláusula que especifique a taxa de desconto aplicável na liquidação ou amortização antecipada.

O texto original recebeu emenda, sendo que a única ressalva é que esse desconto não deve ser menor que a taxa de juros estabelecida no contrato, o que visa garantir a quitação antes do prazo final ofereça custo menor para o cliente.

O presidente da CAE, senador Delcídio Amaral (PT), destacou que o projeto segue a linha de redução de juros bancários incentivada pelo Governo Federal.

“O projeto torna a concessão dos descontos obrigatória. Com isso, o que se quer é facilitar a vida do cidadão e continuar criando as condições necessárias para que o Brasil cresça, se desenvolva e tenha um consumo compatível com o aumento da renda da população”, afirmou o parlamentar.

Mercado espera taxa de juro meio ponto percentual menor
Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) mudaram a projeção de que não haveria mais cortes na taxa básica de juros, a Seli...
Assembleia vota Orçamento de R$ 14,4 bilhões de 2018 na terça-feira
O Orçamento de R$ 14,4 bilhões do Governo de Mato Grosso do Sul para 2018 passará pela votação em segunda discussão na terça-feira (19) na Assembleia...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions