ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Comissão da Assembleia vai acompanhar denúncias sobre Santa Casa

Aline dos Santos e Ítalo Milhomen | 29/03/2011 11:18
Macas são transformadas em leitos de internação diante da falta de vagas. (Foto: Simão Nogueira).
Macas são transformadas em leitos de internação diante da falta de vagas. (Foto: Simão Nogueira).

A comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa vai passar a acompanhar a situação da Santa Casa de Campo Grande, que mais uma vez está no centro de denúncias de caos e sucateamento.

Hoje, o presidente da Casa de Leis, deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), determinou que os integrantes da comissão definissem o presidente.

Lauro Davi, que antes de vencer a eleição para deputado comandou a Cassems (plano de saúde dos servidores estaduais), foi eleito com três votos, incluindo o dele próprio. Ele ainda recebeu os votos de Cabo Almi (PT) e Maurício Picarelli (PMDB).

O posto de presidente também era pretendido por Mara Caseiro (PTdoB) e Dione Hashioka (PSDB), que integram a comissão, mas a ala masculina garantiu a vitória de Lauro Davi.

O presidente da comissão afirma que o maior hospital público do Estado enfrenta problema de gestão e não de falta de recursos. Lauro Davi é contra a intervenção, iniciada desde 2005 no hospital.

Segundo ele, também é preciso verificar a situação no HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian. “Tem falta de funcionários, equipamentos, recursos”, salienta. A comissão fará reunião hoje às 14 h para definir a linha de trabalho.

Sucateada – A Santa Casa enfrenta problemas em todas as áreas, mas a situação é mais severa nos setores de ortopedia, centro cirúrgico e CTI (Centro de Terapia Intensiva). Neste mês, metade dos 33 leitos de CTI adulto estava desativada na Santa Casa.

Há um ano, foi inaugurada uma ala com 15 leitos, que somados aos 18 já existentes, prometiam aliviar o drama da falta de vagas. No Pronto Socorro, macas são transformadas em leitos de internação diante da falta de vagas.

O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) calcula que são necessários pelo menos R$ 2 milhões para resolver a curto prazo os problemas de leitos no hospital.

Ainda em construção, o Hospital do Trauma é apontado como a solução para desafogar a Santa Casa. Orçada em R$ 17 milhões, a previsão é que a unidade de saúde, seja entregue no fim de 2012.

Nos siga no Google Notícias