ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Concurso em 2022 vai cumprir lei de psicólogo e assistente social em escola

Inserção dos profissionais na rede será gradativa nos próximos quatro anos, segundo secretário de Finanças

Caroline Maldonado | 29/06/2021 09:23
Escola Municipal Geraldo Castelo, no Monte Líbano, uma das 98 que devem contar com atendimento de psicólogos e assistentes sociais com o cumprimento da lei federal (Foto ArquivoHenrique Kawaminami) 
Escola Municipal Geraldo Castelo, no Monte Líbano, uma das 98 que devem contar com atendimento de psicólogos e assistentes sociais com o cumprimento da lei federal (Foto ArquivoHenrique Kawaminami)

É lei federal há um ano e meio, mas a Prefeitura de Campo Grande ainda não conseguiu colocar psicólogos e assistentes sociais para atender as 98 escolas e 104 e creches. Não é neste ano que a lei sai do papel porque estão proibidos os concursos e nem há recurso para isso nos cofres municipais, mas nos próximos quatro anos ela deve ser executada gradativamente, segundo o secretário municipal de Finanças e Planejamento de Campo Grande, Pedro Pedrossian Neto.

Não pode haver concurso até dezembro de 2021, porque essa é uma obrigação imposta pelo governo federal aos municípios como contrapartida aos recursos repassados para combate à pandemia.

“O governo federal não queria que as os executivos municipais e estaduais gastassem o recurso de combate à covid com contratação de pessoal. Então, agora estamos discutindo como implementar isso com recursos previstos no PPA (Plano Plurianual). Vamos com cautela e responsabilidade, mas com objetivo de cumprir a lei”, assegurou o secretário.

Não vai ser fácil, porque não está sobrando recurso, mas a prefeitura vai começar com o que for “razoável” até conseguir que todas as unidades de ensino tenham os serviços de psicólogos e assistentes sociais, nas palavras do secretário. “Se a gente conseguir fazer concurso e começar com 20% no ano que vem, mais um percentual no outro, já é um começo. Então, a ideia é fazer de forma gradativa, mas vamos cumprir porque é obrigação legal”, detalhou Pedrossian.

A Câmara de Vereadores criou uma comissão que irá acompanhar o processo de efetivação da lei 13.935/19, que prevê os serviços de psicólogos e assistentes sociais em toda educação básica, ou seja, níveis infantil, fundamental e médio. A comissão é composta pelos vereadores Roberto Santana, o Betinho (presidente), Ronilço Guerreiro (vice), Eduardo Miranda, André Luis Soares e Sandro Benites. Eles estão à disposição dos profissionais da área ou entidades representativas que queiram opinar sobre a execução da lei.

Nos siga no Google Notícias