ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

Conselho Federal será acionado para acompanhar disputa pela vaga no TJ

Paulo Yafusso | 09/05/2016 16:04
Sessão do último dia 19 que definiu a lista dos seis advogados que disputam a vaga no TJMS foi suspensa pela Justiça Federal (Foto: Marcos Ermínio)
Sessão do último dia 19 que definiu a lista dos seis advogados que disputam a vaga no TJMS foi suspensa pela Justiça Federal (Foto: Marcos Ermínio)

Os advogados de Fábio Trad vão acionar administrativamente o Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), para que acompanhe a situação ocorrida na definição dos seis advogados que compõem a lista para a escolha do ocupante da vaga de desembargador no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). A votação para a escolha dos seis foi suspenso liminarmente pelo juiz federal da 4ª Vara, Fernando Nardon.

O mandado de segurança foi impetrado com o argumento de que o advogado Rodolfo Souza Bertin, não poderia ter deferida a sua inscrição por descumprir algumas as regras da Constituição Federal e do próprio estatuto da Ordem. Um dos pontos questionados é de que o candidato tenha pelo menos cinco petições por ano, e neste caso Bertin apresentou como comprovação declarações de advogados do seu escritório que assinaram processos no lugar dele. Bertin foi o sexto mais votado, derrotando Fábio Trad.

O advogado Elton Nasser, um dos que assinam o mandado de segurança em defesa de Fábio Trad, disse que o Conselho Federal da OAB será comunicado da situação no Estado para que acompanhe o caso. A liminar mantém suspensa a eleição realizada pela OAB/MS (Ordem do Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul) no último dia 29 e o juiz Fernando Nardon é quem vai decidir pela necessidade de se fazer nova eleição ou se haverá recontagem dos votos, eliminando as destinadas a Bertin. E com isso, Fabio Trad passaria a ocupar a sexta vaga na lista.

Nassar disse ainda, que no próprio Mandado de Segurança foi solicitado que, caso seja decidida pela realização de nova sabatina e escolha da lista sêxtupla, que o Conselho Federal da OAB proceda a indicação de uma comissão de conselheiros federais para "assegurar a regularidade e isonomia do pleito"

O presidente da OAB/MS, Mansur Karmouche garante que não houve irregularidade algum no recebimento da inscrição do candidato Rodolfo Bertin. “Usamos o mesmo critério usado para o Fábio Trad”, afirmou. Segundo ele, em determinados anos, quando Trad exercia mandato de deputado federal, não apresentou o mínimo de cinco petições. Ele teria então apresentado certidões. Karmouche disse que não sabe quando a Ordem vai ingressar com o recurso para derrubar a liminar do juiz Fernando Nardon.

A lista dos seis advogados será encaminhada ao TJMS. O Tribunal então vai excluir três da lista e mandar para o governador o nome de outros três, e um deles vai ser escolhido pelo governador Reinaldo Azambuja para ocupar a vaga de desembargador, dentro do chamado quinto constitucional, mecanismo que define que 20% dos vagas nos tribunal são destinados aos advogados e ao Ministério Público, e as vagas são ocupadas alternadamente. A vaga anterior era do MP, e foi ocupada em fevereiro pelo procurador de Justiça Paulo Alberto de Oliveira.

Atualizado ás 17h49 para acréscimo de informação.

Nos siga no Google Notícias