ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Corregedor proíbe reuniões políticas em presídio onde está Puccinelli

Parlamentares e dirigente partidários que são advogados estavam visitando o ex-governador na prisão sem restrições

Marta Ferreira e Anahi Gurgel | 03/08/2018 17:37
Na manhã desta sexta-feira, Junior MochiFoto: Marina Pacheco)
Na manhã desta sexta-feira, Junior MochiFoto: Marina Pacheco)

O juiz Alexandre Antunes, corregedor do Centro de Triagem Anísio Lima, no Jardim Noroeste, determinou que sejam vetadas as reuniões políticas no local com o ex-governador André Puccinelli (MDB), preso desde o dia 20 de julho. Reportagem do Campo Grande News de hoje mostrou que, mesmo sem base legal, políticos estão visitando Puccinelli no local sem qualquer restrição.

À reportagem, o juiz havia dito que solicitaria informações para se pocionar sobre a situação. Pouco tempo depois, em ofício à Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário), ele pediu explicação sobre visitas fora dos horários pré-determinados e também determinou a proibição de realização e reuniões políticas. 

Normalmente, as visitas nesse complexo penitenciário são, aos domingos, mediante cadastrametno anterior. "A regra é para todos", afirmou o magistrado. 

Quanto aos advogados, o magistrado disse ao Campo Grande News que podem visitar Puccinelli os que representam o cliente no processo, diante do fato de que políticos quem são formados em direito e têm registro na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) estavam visitando o ex-governador, que era candidato até domingo passado.

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) informou havia informado que as visitas dos parlamentares são permitidas com base no artigo 58 da Constituição Estadual. O texto diz que "os deputados terão acesso às repartições públicas estaduais para se informarem sobre qualquer assunto de natureza administrativa". Não há citação a outros políticos, como ministros e parlamentares federais.

Conforme a agência, a notificação do juiz foi recebida e será cumprida. O órgão informou que a preocupação coincide com uma medida já adotada, de solicitar parecer jurídico sobre a criação de uma norma específica de visitação nos estabelecimentos penais no Estado.

"Comitê de campanha" - A prisão de Puccinelli levou ao Centro de Triagem deputados estaduais, senadores e representantes do MDB. Hoje, dia que antecede à convenção da leganda, o movimento se intensificou no presídio. Passaram pelo local os deputados estaduais Renato Câmara, Eduardo Rocha e o presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi, além do presidente do MDB em Campo Grande, Ulisses Rocha, e o senador Waldemir Moka, vice-presidente estadual da legenda.

O ministro Carlos Marun também esteve no presídio. No sábado quem passou foi a senadora Simone Tebet, dia que, segundo ela, recebeu o convite para substituí-lo na candidatura do MDB.

Preso como parte das investigações da Operação Lama Asfáltica, André divide cela com mais 20 presos, entre eles o filho, o advogado André Puccinelli  Junior e o advogado João Paulo Calves, sócio de Puccinelli Junior no institulo Ícone.

Todos esperam decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre pedido de habeas corpus.

Nos siga no Google Notícias