ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Política

Correntes do PT discutem eleições internas neste sábado

Redação | 27/03/2009 15:17

Correntes internas do PT se reúnem neste sábado, em Campo Grande, para discutir o processo de eleição para o Diretório Regional e o lançamento de candidatura própria ao governo do Estado.

Na prática, representantes das cinco correntes que formaram nas últimas eleições internas o movimento "Construindo um novo tempo", se reúnem pela manhã, em diferentes locais, e à tarde, se encontram na Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), para discutir temas relacionados às eleições de 2010, estratégias, política de alianças e táticas eleitorais.

O "Movimento PT" de Mato Grosso do Sul, corrente do partido coordenada pelo deputado estadual Pedro Teruel, se reúne a partir das 8h30 deste sábado, no Hotel Bahamas.

O senador Delcídio do Amaral e o presidente regional do PT, deputado estadual Amarildo Cruz, participarão do encontro político.

Teruel explica que os participantes também devem definir os delegados para o Encontro Nacional do Movimento PT, que acontece nos dias 16 e 17 de maio, em Brasília.

Já o segmento "PT em 1º lugar", comandado pelo deputado federal Antônio Carlos Biffi, se reúne na própria Fetems.

As outras correntes, que não divulgaram os locais de reunião, são a Democracia Socialista (comandada pelo ex-deputado federal João Grandão), PT de Lutas e de Massas e Esquerda Viva.

O PT de Mato Grosso do Sul tem dois cenários políticos nas eleições do ano que vem: a primeira possibilidade é o lançamento de candidatura própria ao governo do Estado.

Neste caso, o nome mais provável é o do ex-governador Zeca do PT.

Entretanto, o líder petista enfrenta resistências internas à sua candidatura. Uma delas é comandar o diretório regional do PT, condição que Zeca impôs para disputar o governo em 2010.

Lideranças petistas como Biffi e Delcídio defendem que o partido se alie ao governador André Puccinelli (PMDB) no ano que vem, desde que ele apóie a ministra Dilma Roussef para presidente da República.

Como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve no Centro-Oeste um dos piores desempenhos em sua última campanha, alguns setores do PT de Mato Grosso do Sul defendem esta aliança com André, para fortalecer a campanha de Dilma.

Porém, no caso de Puccinelli apoiar a candidatura do PSDB à presidência, o cenário se altera e pode levar o PT a lançar candidatura própria em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias