ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

CPI do Combustível irá definir integrantes e cargos nesta semana

Leonardo Rocha | 01/11/2015 09:29
CPI vai definir integrantes, José Carlos Barbosa deve ser o presidente da comissão (Foto: Roberto Higa/ALMS)
CPI vai definir integrantes, José Carlos Barbosa deve ser o presidente da comissão (Foto: Roberto Higa/ALMS)

A CPI que vai investigar os preços de combustíveis cobrados em Mato Grosso do Sul, deve definir nesta semana, os integrantes da comissão e depois os cargos que vão ocupar, em relação a presidência, vice-presidência e relatora. O deputado José Carlos Barbosa (PSB), como proponente da investigação, já tem vaga assegurada.

Nesta composição o bloco de partidos indica dois representantes, enquanto que o PMDB, PSDB e PT indicam cada um integrante cada. Pela apuração e organização de documentos e estudo sobre o fato, José Carlos Barbosa deve se credenciar a presidência da comissão parlamentar. Ele mencionou que com esta investigação, poderá ter acesso a documentos sigilosos e restritos, que antes não tinha acesso.

O deputado começou a fazer um levantamento sobre o preço comercializado pelas usinas para as distribuidoras, até chegar aos postos de combustíveis, onde notou uma grande diferença no preço cobrado em Campo Grande, em relação ao interior, na gasolina, diesel e etanol. Ele ressaltou que apenas a questão do frete não seria suficiente para justificar a discrepância.

Depois de realizar uma audiência pública para elucidar os fatos, chegou a conclusão que apenas com uma CPI poderia obter mais informações e comprovar se está ocorrendo irregularidades na cobrança destes preços. Além disto existem evidências e denúncias de prática de cartel em postos do interior, e do dumping (preço inferior ao mercado, para derrotar a concorrência) na Capital.

Ele conseguiu a assinatura de 21 deputados para criar a CPI do Combustível, quando precisava apenas de oito, apenas três não apoiaram a investigação porque não estavam na sessão quando o documento foi formulado. Caso os trabalhos não sejam concluídos neste ano, devem ser continuados em 2016.

Nos siga no Google Notícias