ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

CPI do Genocídio vai apresentar relatório final no começo de junho

Leonardo Rocha | 13/05/2016 08:45
CPI do Genocídio define cronograma de últimas reuniões (Wagner Guimarães/ALMS)
CPI do Genocídio define cronograma de últimas reuniões (Wagner Guimarães/ALMS)

A CPI do Genocídio Indígena definiu que a entrega do relatório final será no dia 2 de junho. Até a realização deste último evento, os integrantes da comissão parlamentar irão se reunir mais duas vezes em trabalhos fechados, já que a fase de depoimentos já foi encerrada.

As reuniões internas de trabalho vão ocorrer nos dias de 17 e 25 de maio. De acordo com o presidente da CPI, o deputado João Grandão (PT), resta agora apenas os ajustes finais de todo trabalho, para repassar todo o material de depoimentos, documentos e dados para a assessoria jurídica da deputada Antonieta Amorim (PMDB), relatora da CPI.

A deputada ainda está afastada por motivo de saúde, mas segundo a assessoria está acompanhando e recebendo informações sobre os trabalhos. O presidente ponderou que caso a colega não tenha retornado aos trabalhos, no dia previsto para leitura do relatório, esta ação vai ser feita pelo deputado suplente, Renato Câmara (PMDB).

Além de João Grandão e Antonieta fazem parte da comissão os deputados Paulo Corrêa (PR), Mara Caseiro (PSDB) e Rinaldo Modesto (PSDB). Depois de apresentar o relatório, os integrantes terão uma semana para avaliar o documento, já que no dia 9 de junho, irão votar o relatório.

Assim como nas demais CPIs, este documento final segue para todos os órgãos e autoridades competentes, para que estas tomem as devidas providências. A comissão investiga se houve omissão do Estado na elucidação de casos de violência praticados contra os povos indígenas, do ano 2.000 até 2015. A principal reclamação é que mortes em conflitos no campo, até hoje não tiveram conclusão.

A CPI do Genocídio foi uma resposta a investigação aberta contra o Cimi (Conselho Indigenista Missionário). Integrantes das comunidades indígenas e de movimentos sociais foram até a Assembleia em ato de protesto para que a apuração fosse iniciada. Os deputados atenderam a solicitação para averiguar as denúncias.

Nos siga no Google Notícias