A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 19 de Julho de 2018

19/09/2012 23:08

Debate sobre saúde tem polêmica envolvendo perguntas da plateia

Gabriel Neris
Debate com os candidatos a prefeito foi realizado no auditório da Fetems (Foto: Gabriel Neris)Debate com os candidatos a prefeito foi realizado no auditório da Fetems (Foto: Gabriel Neris)

A quebra de protocolo marcou o debate com o tema saúde entre os candidatos à Prefeitura de Campo Grande, realizado na noite desta quarta-feira (19) no auditório da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul). Participaram 3 candidatos a prefeito e 3 candidatos a vice.

Em determinado momento, a organização do debate decidiu poupar as perguntas dos conselheiros de saúde, que seriam feitas aos candidatos, como havia sido divulgado no início, gerando revolta de quem acompanhou as quase duas horas de discussão.

Vaias e protestos foram ouvidos até os candidatos intervirem e pedirem para a abertura de questões por parte da plateia.

Entre os candidatos a prefeito estavam Edson Giroto (PMDB), Sidney Melo (PSOL) e Suél Ferranti (PSTU). Os candidatos a vice Gilmar Olarte (PP), Athayde Nery (PPS) e Cabo Almi (PT) representaram Alcides Bernal, Reinaldo Azambuja (PSDB) e Vander Loubet (PT), respectivamente.

Marcelo Bluma, candidato pelo PV, informou que teve uma crise renal e não compareceu. Sua vice, Fernanda Fialho, já tinha outro compromisso e também não esteve presente.

Em uma das respostas aos conselheiros, o candidato do PMDB, Edson Giroto, afirmou que os servidores da saúde precisam de plano de carreira vertical e se comprometeu. “Amanhã registro em cartório para implantar o plano de carreira. Quem quer oferecer um bom serviço, tem que ter um plano de carreira”.

“Investindo na atenção básica de saúde vamos buscar qualificação e atendimento humanizado, com plano de carreira e remuneração. Teremos atendimento de urgência e emergência 24 horas”, completou.

O candidato na chapa petista, Cabo Almi, disse que pretende estabelecer o terceiro turno nos postos de saúde, contratando médicos e profissionais de várias especialidades, mas acabou cutucado por Suél Ferranti. “Só esqueceu falar do geriatra. A sociedade está ficando velha”, disse o representante do PSTU, arrancando gargalhadas da plateia.

Athayde Nery atacou a administração da Santa Casa, que acumula dívida milionária. “A Santa Casa é um ‘Iraque’ de Campo Grande, está sucateada, foi como entregar galinheiro para o lobo. Estamos entregue a sorte ou ao convênio, isso é agressão à inteligência”, comparou.

O candidato do PSOL, Sidney Melo, defendeu que recursos existem para investir. “O que é falta é gestão responsável para usar o recurso aplicado”, reclama. “A gestão dos recursos é o problema principal. Precisamos de um sistema de controle de capacitação, treinamento, incentivo, atendimento melhor e remuneração digna”, analisou Gilmar Olarte.

Os candidatos ainda responderam questões como violência doméstica, ampliação de postos de saúde e UBSF (Unidade Básica de Saúde Familiar), violência no trânsito, assistência social, combate às drogas e saúde mental.



Azambuja neles!!!!
 
marcos Nogueira em 20/09/2012 12:38:57
tenda dos milagres em CG: só foi "entrar" na chapa como vice candidato a prefeito que figurinha carimbada, antes só defeitos, se "limpou" e que de tão santo nem aparece na campanha....
 
oswaldo rodrigues em 20/09/2012 12:09:12
GIROTOoooooooooooooooo vai ganhar no 1º turno RUMO A MUDANÇA.povo pensam bem e vote 15.
 
PATRICIA ROSA em 20/09/2012 11:18:02
sra. Luiza Kinoshita,o vice representar o candidato é mais do q normal,tendo em vista q o candidato não pode esta em 2 luagares ao mesmo tempo,isso é só pra Deus q é onipresente,porisso q existe os vices,eles não são somente decorativos ,é muito bom para a população ouvi-los tb,parabens Ataide,Gilmar olarte Cabo almi pena q não ouvimos o vice do giroto acho q ele esconde né pq a ficha dele ...
 
aline barros em 20/09/2012 11:02:48
Parabéns Giroto,mais uma vez mostrou ser a melhor opção,só não vê quem não quer,mas é uma democracia,respeito a opinião de todos.
 
Antonio Lopes dos Santos em 20/09/2012 10:58:17
So mentiras e mais mentiras. Não darei oportunidade ao continuismo. Meu voto e para mudança.
 
nilo papito em 20/09/2012 10:43:51
Caros internautas, acredito que esse debate era para os candidatos a prefeito e penso que é uma falta de respeito o não comparecimento dos demais. É lógico em certos momentos os representantes tem que substituir os seus superiores mas eu fico indigada quando isso acontece - é desmerecer o evento para o qual ele foi convidado. Parabéns Giroto
 
luiza kinoshita em 20/09/2012 10:35:45
Estive presente nesse debate ,pq o gioroto não deixa o vice dele aparecer?já q a maioria ali foi representado pelo vice,achei interessante ouvi-los pq vice tb faz parte da administração ,e temosa tb q conhece-los,parabéns pelo vice do Bernal,fala muito bem e soube representa-lo,pena q o sr giroto esconde seu vice será de vergonha ou medo da sua ficha?
 
MARINEIDE LOPES em 20/09/2012 08:46:00
Esqueceram de mencionar que se fizeram presentes os conhecidos baderneiros de carteirinha, enviados por determinados partidos sem representatividade alguma e que só tem o objetivo de por fogo no circo.
 
Paulo Ribeiro em 20/09/2012 07:45:35
Foi um dos Debates mais democraticos que já presenciei, porém a única mudança que faria, era ter feito os sorteios dos presentes e escolhido o candidato a Prefeito para responder, mas, os temas foram pertinentes, precisavamos ouvir dos candidatos a Prefeito de Campo Grande o que conhecem sobre as questões da saúde, e mais que isso, como buscar financiamento para investir no lugar certo.
 
Dirce Gomes em 20/09/2012 07:37:36
E o que o candidato a vice do Alcides Bernal? O curioso é que não divulgaram apenas a propostas deles...
 
Luis Fernando M Silva em 20/09/2012 06:44:55
O Plano de Carreiras virou a menina dos olhos de todo mundo!! Acordem !!! O Plano terá que ser implantado independente do prefeito, secretário ou qualquer candidato...........................o Ministerio da Saúde assim exige, para liberação de recursos!!! E o CMS infelizmente é apenas um porta voz da situaçao, que acata tudo o que os gestores mandam..................
 
claudio costa em 20/09/2012 02:52:19
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions