ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Decreto de desapropriação pode não barrar despejo da Câmara

Josemil Arruda | 10/03/2014 15:58
Para dona do prédio, despejo dos vereadores deve acontecer até amanhã (Foto: arquivo)
Para dona do prédio, despejo dos vereadores deve acontecer até amanhã (Foto: arquivo)

O decreto de desapropriação do prédio atualmente alugado pela Câmara de Campo Grande, na Avenida Ricardo Brandão, bairro Jatiuka Park, pode não ter o condão de barrar o despejo dos vereadores, que na avaliação da empresa Haddad Engenheiros Associados, dona do imóvel, tem prazo para acontecer até amanhã (11). Na opinião de dois renomados advogados do Estado, a consumação da desapropriação só se efetiva com o depósito do valor do imóvel, sendo o decreto apenas a “manifestação de vontade” do poder público.

Para o advogado Leonardo Duarte, especialista em Direito Administrativo, o decreto desapropriatório é apenas o início de um processo e em nada interfere na ordem de despejo por falta de pagamento. “Em tese uma coisa nada tem a ver com a outra. Só se consuma a desapropriação com depósito do valor”, avaliou o administrativista.

A partir do decreto de desapropriação, segundo Duarte, para impedir o despejo, o Município de Campo Grande deveria depositar o valor do imóvel, o que não foi feito até agora. Nem mesmo o laudo de avaliação foi providenciado. “Teria de ir ao judiciário com processo de desapropriação, depositar o que entende ser o valor do imóvel e pedir liminar de imissão na posse para juiz”, afirmou o advogado, que já foi presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS).

Outro advogado, que também foi presidente da OAB-MS, mas que preferiu não se identificar, também manifestou a mesma opinião jurídica, considerando diferentes os efeitos da ação de despejo e do decreto desapropriatório. “Uma coisa nada tem a ver com outra. A ordem de despejo é pelo não pagamento de aluguéis, o prédio foi usado. Se não purgar a mora, há o despejo”, argumentou. “Quanto ao decreto é apenas o início do processo de desapropriação, que passa pela fase amigável e depois pela judicial. O decreto não tem o condão de afastar aquela situação”, acrescentou.

Na opinião dele, o efeito desse decreto editado hoje pelo prefeito Alcides Bernal é apenas o de “dar publicidade ao desejo da municipalidade” de promover a desapropriação. “Não termina com esse decreto. Assim, o despejo poderia acontecer normalmente”, analisou, lembrando que já houve durante a administração passada, de Nelsinho Trad (PMDB), uma intenção de desapropriar o prédio que não se efetivou, tendo o decreto caducado.

Opinião divergente – Já o advogado Jully Heyder, atual secretário-geral adjunto da OAB-MS, considera que a partir da decretação da desapropriação a ordem de despejo acaba ficando prejudicada. “Entendo que a ordem de despejo vai ter que ser suspensa. O município vai ter de comunicar o juízo do despejo para que tome ciência que há o decreto expropriatório”, disse.

O despejo, na opinião de Jully Heyder, vai ter que ser suspenso assim que o juiz tomar conhecimento nos autos da desapropriação. “Já não pode haver despejo, a menos que se suspenda o decreto expropriatório”, ponderou.

Entende que não muito o que possa ser feito judicialmente para tentar barrar a desapropriação. “De regra, uma vez feita a desapropriação, o cidadão poderá discutir apenas o valor da indenização, a menos que ataque judicialmente a motivação do ato administrativo. Teria que provar a ilegalidade do procedimento ou da motivação”, argumentou.

Quanto à imissão de posse, Jully lembra que a Câmara já tem a posse direta sobre o imóvel, faltando agora apenas o Município promover o depósito do valor da desapropriação. “Nesse caso já existe a posse direta da Câmara sobre o imóvel. Não é razoável que o juiz mande despejar e depois imitir na posse. O caminho é suspender a ordem de despejo”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias