ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Política

Deputado quer criar programa para tratamento de mulheres alcoólatras

Projeto será avaliado pelos deputados na Assembleia Legislativa

Leonardo Rocha | 28/05/2018 12:28
Deputados Paulo Corrêa (PSDB), Maurício Picarelli (PSDB), autor do projeto e Amarildo Cruz (PT), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados Paulo Corrêa (PSDB), Maurício Picarelli (PSDB), autor do projeto e Amarildo Cruz (PT), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

O deputado Maurício Picarelli (PSDB) apresentou projeto para que seja criado um programa estadual de amparo e cuidado com as mulheres alcoólatras, em Mato Grosso do Sul. A intenção é que haja atendimento médico, social, psicológico, para que haja a devida recuperação deste público, que vem aumentando nos últimos anos.

De acordo com a proposta, o programa será oferecido dentro de cada município, em diferentes unidades básicas de saúde, facilitando o acesso para estas mulheres. Além das atividades efetivas, ainda serão desenvolvidas campanhas periódicas de conscientização nas mídias impressas e eletrônicas.

O programa precisa alertar as mulheres sobre os riscos de saúde e dependência em relação ao alcoolismo. “Enquanto o número de homens que bebem de 4 a 5 doses pelo menos uma vez por mês, dobrou no continente americano, no intervalo de 2005 a 2010, a taxa triplicou entre as mulheres, de 4,5% para 13%”, divulgou o autor.

Riscos - Ele ainda avalia que as estatísticas mostram que elas nunca consumiram tanto bebida alcoólica, nem começaram beber tão cedo como agora. “Em recente pesquisa da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) observou-se ainda que, no caso das mulheres, beber em excesso, triplica a possibilidade de sofrer abuso sexual”.

O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado em plenário pelos deputados. “O álcool, consumido de forma abusiva, expõe a mulher a riscos diferentes do homem, haja vista sua aparente fragilidade e vulnerabilidade, quando sob efeito de bebidas alcoólicas”, argumentou.

Nos siga no Google Notícias