ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Política

Deputado tenta reverter veto sobre proibição de canudos de plástico

Lei foi publicada em julho, no entanto as multas e punições foram vetadas pelo governo estadual

Leonardo Rocha | 10/09/2019 12:41
Deputados Londres Machado (PSD), Paulo Corrêa (PSDB), Pedro Kemp (PT) e Evander Vendramini (PP), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados Londres Machado (PSD), Paulo Corrêa (PSDB), Pedro Kemp (PT) e Evander Vendramini (PP), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

O deputado Pedro Kemp (PT) vai tentar o apoio dos colegas para derrubar o veto parcial do governo, que retirou as multas e punições da lei que proíbe o fornecimento de canudos plásticos em restaurantes, bares, hotéis, padarias, conveniências e clubes do Estado.

“Sem as devidas punições, a lei fica ineficaz, já que não trará consequências as empresas que descumprirem as normas. Vou articular com os colegas para derrubar esta parte do veto”, disse o autor. A proposta iria entrar na sessão de hoje (10), mas foi retirada da pauta de votação.

Kemp lembra que a lei já prevê um prazo de 12 meses para as empresas se adequarem, para não prejudicar os estabelecimentos. “Foi uma emenda ao projeto que nós aceitamos, mas a lei precisa ser eficaz e ter multas para quem descumprir”.

Para derrubar o “veto parcial”, o petista terá que buscar apoio de mais 12 deputados, para conseguir a maioria “qualificada” no plenário. Ele já tem cinco votos contrários na CCJR, que foi a favor da manutenção do veto.

O governo estadual justificou que tais punições invadem a competência do poder executivo, sobre proteção e responsabilidade por dano ao meio ambiente.

Além disso, citou que a legislação federal diz que tal demanda do “poder de polícia do Município”, faz parte da fiscalização inerente à administração municipal. Por enquanto a lei que proíbe entrega de canudinhos está em vigor, mas sem punições a quem descumprir.

Nos siga no Google Notícias