ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputados aprovam leitos separados a mães que tiveram bebês natimortos

Leonardo Rocha | 06/06/2017 12:58
Deputados aprovaram projeto, durante a sessão desta terça-feira (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputados aprovaram projeto, durante a sessão desta terça-feira (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Os deputados aprovaram, em segunda votação, o projeto que em concede leitos separados a mães que deram a luz a bebês natimortos, que é quando o feto morre dentro do útero ou durante o parto. Ainda se houver necessidade, a unidade de saúde precisa disponibilizar o acompanhamento psicológico, para estas mulheres.

"A dor que uma mãe sofre ao perder seu bebê é imensurável. Para tanto, o atendimento diferenciado a essas mães é fundamental”, justificou a autora do projeto, a deputada Mara Caseiro (PSDB). A proposta agora segue para a avaliação do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode vetar ou sancionar a matéria.

O projeto ressalta que mãe precisa ter o devido acompanhamento psicológico, seja na unidade de saúde onde teve o parto ou em uma mais próxima a sua residência. A autora ressaltou que no Brasil, o sistema de saúde é "ultrapassado e insensível" com as mães internadas em maternidades, que neste momento lidam com uma situação delicada.

"Em muitas maternidades, as mães que acabaram de fazer o parto de um filho natimorto são colocadas junto com outras mulheres que tiveram bebês saudáveis e, não raro, precisam repetir aos profissionais do próprio hospital, durante as visitas de rotina, que o delas faleceu", ressaltou Caseiro.

Nos siga no Google Notícias