ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Política

Deputados aprovam prazo maior para grávida fazer prova física de concurso

Mães de bebês até seis meses também terão mais prazo para fazer o curso de formação, se aprovadas

Marta Ferreira e Leonardo Rocha | 24/09/2019 12:54
Deputados durante a sessão da Assembleia desta terça-feira. (Foto: Leonardo Rocha)
Deputados durante a sessão da Assembleia desta terça-feira. (Foto: Leonardo Rocha)

Com os votos de todos os deputados que estavam no plenário, a Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (24) projeto de lei estabelecendo condições diferenciadas às grávidas na etapa de prova física dos concursos para seleção de praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Pela proposta, elas poderão remarcar o teste de aptidão física por até um ano.

A lei também estabelece mais prazo para as mães de bebês de até seis meses, aprovadas no processo seletivo, cursarem a academia na próxima turma. Neste caso, as candidatas precisão de laudo médico atestando a falta de condições físicas para o curso de formação.

Apresentada pelo governo no fim de agosto, a proposta atende a solicitação das associações de policiais e bombeiros. Hoje, se a mulher faz o concurso e, na hora das provas físicas, está grávida e sem condições até de se preparar para os exames, ela é eliminada.

Também foi aprovada mudança na validade dos exames médicos solicitados. Atualmente, o governo pedir novos testes de saúde em seis meses. Agora, o prazo mínimo é de um ano.

Pelo texto aprovado, as regras são válidas daqui para frente. O deputado José Almi (PT) chegou a apresentar emenda tornando a lei retroativa, mas ela não passou na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça Redação). A matéria ainda vai passar pela segunda votação e depois vai para sanção do governador Reinaldo Azambuja.

Há na Assembleia um outro projeto parecido, apresentado pelo deputado estadual Evander Vendramini (PP). Com a aprovação deste, a tendência é que seja retirado de trâmite.

Nos siga no Google Notícias