ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Política

Deputados aprovam proibição da pesca no rio Salobra e córrego Azul

Leonardo Rocha | 14/09/2017 13:10
Deputados aprovam projeto, durante sessão nesta quinta-feira (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputados aprovam projeto, durante sessão nesta quinta-feira (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Os deputado aprovaram, em primeira votação, o projeto que proíbe a pesca e navegação motorizada, nas águas do rio Salobra e córrego Azul, no Estado. A proposta ainda vai passar por uma segunda avaliação no plenário, antes de seguir para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

O autor do projeto, o deputado Beto Pereira (PSDB), disse que já existe um decreto estadual que impõe tais restrições, mas a intenção é ter uma lei estadual, com mais embasamento jurídico.

Ele explicou que este decreto foi publicado na gestão do ex-governador Zeca do PTl. "Um decreto pode ser revogado a qualquer momento, cabe o gestor decidir, já uma lei precisa de outra para qualquer alteração". Se for aprovado, tornando-se lei estadual, existe previsão de multa e outras sanções.

Entre as sanções previstas está o pagamento de multa, além de existir a apreensão e até interdição do estabelecimento. Esta (multa) pode variar entre 200 a 10 mil uferms (R$ 242.300,00), com licenças suspensas, em casos de reincidência.

Beto justifica que o rio Salobra, afluente do rio Miranda, e o Córrego Azul, afluente do Salobra, que fazem parte da Serra da Bodoquena, precisam da devida preservação. A proposta ainda proíbe a navegação com a utilização de embarcação motorizada acima da potência de 15HP e a pesca que não seja de cunho científico.

Nos siga no Google Notícias