ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputados aprovam projeto que libera recursos para pagar precatórios

Leonardo Rocha | 03/09/2015 13:37
Deputados aprovam projeto para que governo utilize recursos para pagar precatórios e assim liberar outras fontes (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados aprovam projeto para que governo utilize recursos para pagar precatórios e assim liberar outras fontes (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados aprovaram, em segunda votação, o projeto do governo estadual que regulamenta a liberação de até 70% de recursos de depósitos judicias, para pagamento de dívidas fundadas, previdenciárias e precatórios. A proposta foi avaliada em sessão extraordinária, em regime de urgência, após acordo de líderes.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) foi até a Assembleia, na semana passada, apresentar o projeto para os deputados, ressaltando que estes valores que serão liberados, vão ser importantes para o planejamento financeiro do Estado, até garantir o pagamento da folha e 13° salário. Nesta oportunidade ele pediu o apoio de todos para que o projeto fosse apreciado com urgência.

O líder do governo, o deputado Rinaldo Modesto (PSDB), assim que começou a ordem do dia, na sessão de hoje (03), solicitou que o projeto fosse incluído na pauta, para ser apreciado em segunda votação. Como se precisa de um acordo de liderança, os partidos foram consultados, foi quando o líder do PT, o deputado Pedro Kemp (PT), pediu uma reunião para avaliar o projeto.

Após a sessão ser suspensa por mais de meia hora, os deputados voltaram e resolveram votar a proposta em sessão extraordinária. “A intenção é ajudar o Estado em um momento de dificuldades financeiras, até para pagar folha e o 13° salário, ter um fôlego, já que ao pagar os precatórios, libera outras fontes para novos investimentos”.

Kemp ponderou que um projeto extremamente complexo, com 15 artigos, que faz referência a uma lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT), não determina que valor será liberado “Não temos resposta, dizem que pode ultrapassar R$ 1 bilhão, mas o governo afirmou que ainda está se fazendo um levantamento junto ao poder judiciário”.

O deputado citou que a bancada do PT, apesar de não ter estas informações, iria votar a favor do governo, para ajudar nas finanças, diferente do que acontece em Brasília, quando o PSDB vota contra as ações da presidente Dilma Rousseff (PT).

Ele ainda questionou a falta dos integrantes da bancada do PSDB, já que estava na sessão apenas o deputado Rinaldo Modesto (PSDB). “A bancada do PSDB não está aqui, tirando o Rinaldo, outros estão viajando com o governador, não vieram cumprir o dever de votar para ajudar o Executivo”.

O deputado Marquinhos Trad (PMDB) ainda amenizou dizendo que os colegas ausentes poderiam estar em agendas oficiais e que o projeto não estava pautado para a ordem do dia. João Grandão (PT) então contestou a informação, ao dizer que o próprio governo deveria comunicar sua base, para estar presente em uma votação tão importante.

Como justificativa, Rinaldo agradeceu ao apoio dos colegas e disse que os deputados tucanos, Ângelo Guerreiro e Onevan de Matos estavam em agenda em Selvíria, porque tem base eleitoral no município e que Flávio Kayat (PSDB) está de licença médica.

Nos siga no Google Notícias