ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Deputados autorizam empréstimo para modernizar gestão fiscal

Governo pretende fazer novo empréstimo junto ao BID para este setor

Leonardo Rocha | 01/11/2017 12:55
Deputados aprovaram o projeto, durante a sessão desta quarta-feira (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputados aprovaram o projeto, durante a sessão desta quarta-feira (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que autoriza o governo estadual a realizar empréstimo junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que será usado para ampliar o processo de modernização da gestão fiscal, até o valor de U$ 47,7 milhões de dólares.

O governo explica que este empréstimo, incentivado pela União, traz aspectos vantajosos, para expandir a capacidade de investimentos deste setor. Lembra que a modernização começou no final da década de 90, seguindo no começo do ano 2000, onde houve capacitação de servidores, compra de equipamentos e até obras de infraestrutura.

A segunda fase (empréstimos) desta parceria ocorreu entre 2010 a 2016, quando teve um avanço tecnológico no setor fazendário, com a consolidação da "nota fiscal eletrônica", dentro do Profisco (Projeto de Modernização da Gestão Fiscal).

"São créditos que compensam, porque possuem taxas diferenciadas, de 2% ao ano, para modernizar a máquina de arrecadação. Já existiram outras contratações de crédito junto ao BID que deram resultado. A intenção é que haja um sistema de arrecadação que possa fiscalizar 100% da rede, dos grandes, médios e pequenos contribuintes", disse Paulo Corrêa (PR).

O projeto segue para as comissões de mérito, para depois retornar ao plenário, para segunda votação. Se for aprovado, será encaminhado para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias