ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputados cogitam comissão especial para acompanhar Lama Asfáltica

Leonardo Rocha | 04/08/2015 12:23
Junior Mochi diz que vai se reunir com deputados para avaliar situação e que criação de comissão é opção (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Junior Mochi diz que vai se reunir com deputados para avaliar situação e que criação de comissão é opção (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Kemp disse que comissão especial poderia requisitar documentos e marcar visitas aos órgãos que investigam caso (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Kemp disse que comissão especial poderia requisitar documentos e marcar visitas aos órgãos que investigam caso (Foto: Roberto Higa/ALMS)

Na primeira sessão após o recesso parlamentar, os deputados estaduais cogitam a criação de um comissão especial para acompanhar a investigação da Lama Asfáltica. Eles vão marcar uma reunião sobre o tema, para decidir qual será a providência adotada pelo legislativo estadual, que tem a função de fiscalizar os atos do poder executivo.

O deputado Pedro Kemp (PT) usou o plenário da Casa de Leis para sugerir a criação deste grupo de trabalho, lembrando que a população está questionando e esperando uma resposta dos deputados sobre esta operação da Polícia Federal, junto com a CGU (Controladoria Geral da União) e MPF (Ministério Público Federal).

“Não podemos assistir todo este processo e investigação pela mídia ou televisão, embora seja fato que ainda está no período de apuração, e não tenha documentos concretos sobre o caso, precisamos acompanhar de perto”, disse o petista.

O presidente da Assembleia, o deputado Junior Mochi (PMDB), também se pronunciou sobre o tema ao ressaltar que este acompanhamento a investigação vai ser decidida em comum acordo entre os líderes partidários. “Nós vamos nos reunir para decidir o que fazer, já houve a opção pela comissão, que pode ser feita”, disse o peemedebista.

Para Kemp tendo uma comissão especial, os deputados poderiam requisitar documentos, como o inquérito da Polícia Federal, assim como visitar os órgãos que estão a frente desta apuração. “Teríamos mais respaldo e assim iriamos acompanhar os trabalhos realizados”.

A deputada Antonieta Amorim (PMDB), irmã do proprietário da empresa Proteco, João Amorim, um dos investigados da Lama Asfáltia, afirmou que como parlamentar não tem conhecimento do inquérito e da investigação da Polícia Federal, por isso não há como tecer qualquer juízo de valor.

“Temos que esperar, até porque está na fase de investigação, para depois virar processo e ser julgado pela Justiça, antes de tudo isto, seria muito precipitado fazer qualquer avaliação ou julgamento”.

Investigação - A Operação Lama Asfáltica apura corrupção de servidores e fraudes em licitações, esquema que seria comandado por João Amorim. No último dia 9 de julho, a Polícia Federal, CGU (Controladoria Geral da União) e Receita Federal cumpriram mandados de busca e apreensão na Proteco, no escritório e na casa de Amorim, na Agesul, na Secretaria Estadual de Infraestrutura e também na casa de Edson Giroto, ex-deputado federal e ex-secretário de Obras do governo de André Puccinelli.

Nos siga no Google Notícias