A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

09/06/2009 12:44

Deputados divergem sobre novas áreas indígenas em MS

Redação

Os deputados estaduais Zé Teixeira (DEM) e Pedro Kemp (PT) divergiram hoje sobre a ampliação e criação de novas áreas para os índios da etnia Guarani Kaiowá em Mato Grosso do Sul.

O petista defendeu os índios, enquanto o democrata se manifestou em favor dos produtores rurais.

Kemp falou sobre a violência contra os índios no Estado, que é líder no ranking nacional, segundo relatório do CIMI (Conselho Indiginista Missionário).

Ele destacou casos recentes de violência e cobrou o início dos trabalhos da Funai para demarcar as novas áreas na região sul do Estado.

Por outro lado, Zé Teixeira criticou a Funai por não considerar o direito à propriedade, previsto na Constituição, nem o fato de que a terra foi adquirida pelo produtor e titulada pelo Estado há mais de 50 anos.

"Não conheço produtor que invadiu terra", ressaltou o parlamentar.

Zé Teixeira explicou ainda que o produtor pode perder a terra se não cumprir a função social, não atingir os índices de produtividade, não registrar os trabalhadores nem pagar tributos.

"O governo federal quer transformar terra privada em terra pública por meio de decreto", protestou o deputado.

Diretor da PF entrega ao STF relatório de investigação sobre ministros
O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, entregou hoje (15) à ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), um re...
TRE realiza plantão para cadastramento biométrico neste sábado na Capital
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza neste sábado mais um plantão para atender eleitores de Campo Grande que ainda nã...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions