A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

11/12/2012 23:20

Deputados e senadores criticam "situação precária" de índios kaiowás no MS

Nyelder Rodrigues

Os parlamentares da comissão externa que acompanha as denúncias de violência contra indígenas guarani-kaiowá em Iguatemi criticaram as condições de vida da comunidade na cidade.

Conforme os deputados federais e senadores que compõe a comissão, 150 índios vivem em uma área de 2 hectares, sem atendimento de saúde e sem frequentar escolas.

Eles ainda encontram dificuldades em receber os alimentos enviados pela Funai, por causa das limitações de acesso impostas pelo proprietário da região.

“Em pleno século XXI, seres humanos sendo tratados como bichos, animais”, alertou o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Sarney Filho (PV-MA).

Já o senador João Capiberibe (PSB-AP) qualificou como “chocante” a situação dos índios. “Fico constrangidíssimo com essa situação. Os índios, que um dia foram donos desta terra, vivem hoje em situação precária”, declarou.

Para tentar ajudar a resolver o problema, os deputados pediram melhorias imediatas ao grupo, como o acesso da Funai à área, além da instalação de um veículo para transporte dos índios.

Mas a solução definitiva para o caso, segundo o grupo que visitou a comunidade, envolve a demarcação definitiva da área e a indenização do proprietário. Deputados e senadores tentam aprovar uma emenda ao Orçamento de 2013 com esse objetivo.

Fazendeiros - Os fazendeiros da região alegam que as dificuldades por que passam os indígenas hoje se deve à decisão de invadir terras privadas.

“Os indígenas vivem nessa situação porque saíram de uma área demarcada e vão para a invasão sofrer essa falta de estrutura”, disse a produtora rural Luana Ruiz aos parlamentares que visitaram Iguatemi.

O argumento, porém, não é válido, de acordo com a deputada Érika Kokay (PT-DF), que faz parte da comissão. “Muitos fazendeiros realmente encontram-se no local de boa fé. No entanto, nada justifica a situação de confinamento em que se encontram os índios hoje. Eles têm de permitir o acesso das políticas públicas às comunidades”.

(Com informação da Agência Câmara)

Reforma da Previdência deve ser votada na semana que vem, diz Meirelles
A reforma da Previdência deve ser votada na semana que vem, de acordo com o ministro da Fazenda Henrique Meirelles. A declaração foi dada na noite de...
Quanto mais reforma demorar, mais dura será correção, diz ministro
Caso o governo não consiga aprovar a reforma da Previdência ainda este ano, conseguirá em 2018, disse hoje (11) o ministro do Planejamento, Dyogo Oli...


ESSES POLITICOS DO MS, TINHA QUE TER VEGONHA DE DEIXAR NOSSOS IRMÃOS INDIGENAS NESSA SITUAÇAO. ISSO É UM VERGONHA!! AGORA VEM COM DEMAGOGIA E HIPOCRESIA.ESSES POLITICOS DESCARDOS, COVARDES NUNCA FIZERAM NADA POR ESSES INDIOS .E COM DISSE O COLEGA, NOS POPULAÇAÕ TAMBEM TEMOS MUITA CULPA DESSA SITUAÇÃO, SÃO OS MAIS LEGITIMO BRASILEIRO E VIVEM NESSA SITUAÇÃO. CANSO DE VER PESSOAS FALANDO MAL DE INDIO E TUDO MAIS.POVO BRASILEIRO SEM CIDADANIA ,SEM CULTURA ,SEM HISTORIA.LAMENTAVEL!!!
 
Roberto Nunues em 13/12/2012 11:52:55
Depois dessas constatações, podemos entender porque a visita desses parlamentares não foi acompanhada por exemplo, pelo Sr. Moka, senador de nosso estado que, por obrigação deveria também fazer parte desse visita com demais deputados e senadores de nosso estado. Talvez a vergonha por deixarem as coisas chegarem a este ponto, os impediu. Agora , não nos iludamos em acreditar que nós em quanto sociedade não temos responsabilidade pelo o que está ocorrendo com estes Índios. Eles são brasileiros e a sociedade brasileira não pode ficar alheia ao estado de pobreza, fome, abandono e possivelmente o extermínio de uma etnia. Nós temos que cobrar duro dos nossos representantes públicos se quisermos ter uma sociedade mais justa , mais solidária para com todos os brasileiros.
 
Flávio Márcio em 12/12/2012 08:07:17
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions