ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Deputados irão votar mudanças nas regras para concursos da PM

Candidata que estiver grávida poderá remarcar a prova de aptidão física em até um ano

Leonardo Rocha | 23/09/2019 11:10
Deputados Carlos Alberto David (PSL), Pedro Kemp (PT), Gerson Claro (PP), Onevan de Matos (PSDB) e Londres Machado (PSD), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados Carlos Alberto David (PSL), Pedro Kemp (PT), Gerson Claro (PP), Onevan de Matos (PSDB) e Londres Machado (PSD), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Os deputados votam amanhã (24), durante sessão, o projeto que traz mudanças nas regras para os concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Entre as alterações está a permissão para que a candidata grávida possa remarcar a prova de aptidão física em até um ano.

O projeto foi enviado pelo governo estadual e agora será analisado pelos parlamentares. Um dos pontos principais trata da candidata que estiver gestante, que ao provar por meio de parecer médico, que não tem condições de realizar a prova (física), não será eliminada da seleção.

Esta mudança também foi estendida para quem as mulheres que tiverem filhos com menos de seis meses. Se depois desta fase, a candidata descobrir depois que está grávida, poderá suspender a sua participação no curso de formação, podendo fazer parte da próxima turma, quando estiver em condições.

A proposta ainda prevê outras mudanças, como possibilidade de novos exames de saúde, 12 meses depois do resultado da antiga avaliação, sendo que hoje o prazo é de seis meses. Também se exige que o candidato tenha “acuidade visual” mínima, que se trata da capacidade da pessoa enxergar detalhes do ambiente, assim como a forma de objetos.

Acordo – Esta proposta do governo é semelhante a outro projeto que tramita na Assembleia, que também prevê a remarcação dos exames físicos para candidatas grávidas, para cargos na segurança pública.

O autor do projeto, Evander Vendramini (PP), já reconheceu que vai conversar com o governo sobre o tema, para um eventual acordo. Sua matéria já foi aprovada em primeira votação, mas pode ser anexada ou até retirada, para que siga a proposta do executivo estadual.

Nos siga no Google Notícias