ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Política

Após troca de farpas, deputados prorrogam sessões virtuais na Assembleia

Maioria dos parlamentares entende que não é o momento de voltar as atividades presenciais

Leonardo Rocha | 24/09/2020 11:54
Deputado Paulo Corrêa (PSDB) conduzindo sessão virtual da sala da presidência (Foto: Wagner Guimarães - ALMS)
Deputado Paulo Corrêa (PSDB) conduzindo sessão virtual da sala da presidência (Foto: Wagner Guimarães - ALMS)

Os deputados estaduais prorrogaram as sessões virtuais na Assembleia até o dia 30 de outubro. A questão foi colocada em votação na sessão de hoje (24), tendo 15 votos a favor da medida e três contra. A maioria dos parlamentares alegou que o cenário da pandemia ainda não é favorável para o retorno ao plenário.

O presidente da Assembleia, o deputado Paulo Corrêa (PSDB), alegou que apesar das sessões virtuais, o rendimento das sessões é satisfatório, pois segundo ele, não há projetos atrasados para votação e até a participação dos pares tem sido maior, do que nas atividades presenciais.

Rinaldo Modesto (PSDB) citou que existem ainda muitas pessoas morrendo devido a covid-19 no Estado, lembrando que já perdeu vários amigos e inclusive sua vó está internada devido a doença em Dourados. “Ainda estamos começando o período eleitoral, aqui pode ter aumento de pessoas vindo do interior”.

Lídio Lopes (Patri) também citou que o período eleitoral pode aumentar a presença na Casa de Leis e que os deputados deveriam esperar mais para voltar às atividades presenciais. “Não é o momento adequado para voltar”.

Deputado Neno Razuk (PTB) durante sessão virtual (Foto: Wagner Guimarães - ALMS)
Deputado Neno Razuk (PTB) durante sessão virtual (Foto: Wagner Guimarães - ALMS)

Troca de farpas – Neno Razuk (PTB), que já teve covid, votou pelo retorno das atividades presenciais e disse que os deputados tinham que “dar o exemplo”, já que muitos trabalhadores retornaram ao seu serviço durante pandemia.

José Almi (PT) rebateu o colega, ao dizer que por ele estar “imune” não estava preocupado com a saúde dos colegas. “Está imunizado, por isto não está nem ai, mas tem que pensar em nós, que ainda não tivemos a doença, que continua matando e depende do organismo de cada pessoa”.

Neno rebateu que tem membros da família que ainda não pegaram a doença e que ele próprio por ter nova infecção. “Já foi provado que posso pegar de novo e sim tenho preocupação com todos, mas acredito que o rendimento cai nas sessões virtuais e tenho saudades do plenário”.

Deputados durante sessão virtual na Assembleia (Foto: Reprodução - Facebook)
Deputados durante sessão virtual na Assembleia (Foto: Reprodução - Facebook)

Dados - O petebista ainda apresentou dados que os projetos, indicações e requerimentos caíram na pandemia. Corrêa pediu para não confundir “produção” com “rendimento” e que todas as propostas apresentadas estavam dentro do prazo e foram votadas na Assembleia.

“Como adiantei desde o começo, a decisão será do plenário, que é soberano sobre o retorno ou não das atividades presenciais. Desta vez foi definido que vamos seguir nas sessões virtuais”, concluiu Corrêa.

A Assembleia entrou nas sessões virtuais desde a segunda quinzena de março, quando a pandemia do coronavírus chegou ao Estado. Quatro deputados já tiveram covid-19: Paulo Corrêa (PSDB), Carlos Alberto David (sem partido), conhecido como “Coronel David”, Neno Razuk (PTB) e Onevan de Matos (PSDB), que inclusive está tratando da doença, em isolamento domiciliar.

Nos siga no Google Notícias