ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputados querem mudar nome do projeto para diminuir polêmicas

Intenção é diminuir a tensão para conseguir apoio dos indecisos

Leonardo Rocha | 31/05/2017 12:51
Deputados Rinaldo Modesto, Herculano Borges, Flávio Kayatt e Lídio Lopes, assinaram a emenda (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputados Rinaldo Modesto, Herculano Borges, Flávio Kayatt e Lídio Lopes, assinaram a emenda (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Após toda as polêmica gerada em torno da "Lei Harfouche", um grupo de oito deputados apresentou uma emenda, para retirar o nome do procurador Sérgio Harfouche, do título do projeto e desta forma diminuir a tensão, que hoje resultou em uma confusão entre o deputado Pedro Kemp (PT), e integrantes da plateia.

Os deputados querem que o projeto fique sem a denominação "Lei Harfouche", sendo apenas aquele em que alunos reparam danos nas escolas, após atos de vandalismo. O conteúdo da matéria seria o mesmo, desta forma conseguindo o apoio dos indecisos, que até são favoráveis a medida, mas criticaram algumas ações do procurador.

"Com a mudança o projeto deixa de ser personalístico, para focar nas medidas e em seu conteúdo, ainda diminui a polêmica e foca na sua essência, sem ficar ligado diretamente ao procurador", explicou Lídio Lopes (PEN), um dos proponentes.

Além dele, assinam a emenda os deputados Rinaldo Modesto (PSDB), Herculano Borges (SD), Beto Pereira (PSDB), Coronel David (PSC), Mara Caseiro (PSDB), Flávio Kayatt (PSDB) e Paulo Siufi. 

A proposta seria votada hoje (31),  mas depois da confusão em plenário, o autor do projeto, Lídio Lopes (PEN), retirou a matéria de pauta. Com esta nova emenda apresentada, os parlamentares terão que avaliar primeiro esta mudança, para depois apreciar o projeto novamente.

Pedro Kemp e Sérgio Harfouche, conversaram após confusão (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Pedro Kemp e Sérgio Harfouche, conversaram após confusão (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Acordo - O deputado Pedro Kemp (PT), que esteve envolvido em uma confusão com integrantes da plateia, durante a sessão na Assembleia, revelou que no final do impasse, conversou brevemente com o procurador Sérgio Harfocuhe. Os dois reconheceram que houve "excessos nas polêmicas" e irão marcar uma reunião para discutir o assunto.

"Os ânimos ficaram exaltados e prejudicaram o debate, recebei um convite do procurador para sentarmos juntos e elaborar um projeto comum, defendo que o atual seja retirado e depois feito um novo, com mudanças em alguns pontos que entendo ser inconstitucional", disse o petista.

Kemp citou que se o projeto "tiver adaptações" pode ser melhor e também ajudar na disciplina e redução da violência escolar. "Em resumo, precisa se retirar pontos de aplicação de penas, para focar na proposta pedagógica, uma emenda que apenas muda o nome não resolve".

Já Harfouche alega que o projeto não fere o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) e que até foi recomendado para ser implantado nas escolas, pelo Conselho Nacional do Ministério Público. "Não se trata de uma proposta de punições e sim de responsabilização, que para funcionar precisa do aval dos pais". (Veja o vídeo abaixo)

Nos siga no Google Notícias