ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Política

Diretores se queixam de clima de "terror" em reunião com Bernal

Zemil Rocha | 24/09/2013 17:58
A "pedido" de Bernal, diretores teriam assinado documento sobre alimentação (Foto: arquivo)
A "pedido" de Bernal, diretores teriam assinado documento sobre alimentação (Foto: arquivo)

Aconteceu esta manhã, no Paço Municipal, mais uma nova reunião polêmica envolvendo o prefeito Alcides Bernal (PP) e diretores de Centros de Educação Infantil (Ceinfs). Alguns dirigentes voltaram a se queixar de problemas relativos à alimentação que é destinada às crianças; outros reclamaram de ter de assinar um documento atestando a qualidade e regular abastecimento, a fim de ser entregue ao Ministério Público Estadual (MPE).

Insatisfeitos, diretores chegaram a reclamar aos vereadores da Comissão de Assistência Social da Câmara de Campo Grande e outros levaram as reclamações à imprensa. “Estamos horrorizadas com tudo que está acontecendo. O prefeito constrangeu a todas nós. Primeiro, elogiou todo mundo e depois falou para todos assinarem o documento, dizendo que estava sendo vítima de calúnia”, contou uma diretora de Ceinf, que preferiu não se identificar para não sofrer punição.

Outra diretora também relatou que o clima foi de “terror”, durante a reunião, que aconteceu no plenarinho da Prefeitura, com seguranças nas portas. “Estavam presentes 96 diretores de Ceinfs e tiveram que assinar uma declaração atestando que todos os alimentos estão em perfeitas condições e que nunca houve falta de alimentos”, revelou.

A vice-presidente da Comissão de Assistência Social da Câmara, vereadora Carla Stephanini (PMDB), lamentou que os problemas com alimentação nos Ceinfs continuem acontecendo, assim como a pressão sobre os diretores e funcionários. “Na realidade, se gestão do prefeito estivesse em pleno funcionamento nem precisaria chamar as diretoras de Ceinfs para passar por esses constrangimentos. Isso mostra que a administração não está cumprindo seu papel e aí acaba constrangendo os funcionários”, afirmou.

Embora o clima tenha sido de pressão, o prefeito também ouviu reclamações durante a reunião com os diretores de Ceinfs. Ficou sabendo que carne e frango estão sendo distribuídos de forma racionada; que alguns produtos entregues são de marcas diferentes, ao contrário do que acontecia no passado.

O pior, na opinião da vereadora, é que Bernal “quer aval de funcionários públicos para que não seja responsabilizado por atos da administração pública que estão gerando sérios prejuízos para população”.

Para ela, em vez de pressionar servidores, Bernal deveria apresentar o “controle de pedido e de entrega de alimentos”, que teria sido requerido pela Câmara e até hoje não enviado. “Em vez de pedir assinatura, de buscar aval de funcionários, que precisam trabalhar e não podem negar, deveria trabalhar para resolver os problemas”, ponderou.

Além da indignação de Carla, esta manhã, durante a sessão da Câmara, o vereador Paulo Siufi (PMDB) também manifestou preocupação com alimentação das crianças nos Ceinfs, citando um caso de uma diretora que havia denunciado que estava faltando carne, tendo de recorrer a “ovos” para alimentar as crianças.

O líder do prefeito na Casa, Marcos Alex (PT), protestou contra a denúncia. “Não pode ter esse tipo de denúncia. Quem é essa pessoa?”, questionou. “Tem de ter responsabilidade para fazer denúncia”, afirmou.

Carla Stephanini garantiu, porem, que também ouviu de funcionários que eles estavam pedindo ajuda dos moradores para conseguir alimentos.

Nos siga no Google Notícias