A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

24/09/2013 17:58

Diretores se queixam de clima de "terror" em reunião com Bernal

Zemil Rocha
A pedido de Bernal, diretores teriam assinado documento sobre alimentação (Foto: arquivo)A "pedido" de Bernal, diretores teriam assinado documento sobre alimentação (Foto: arquivo)

Aconteceu esta manhã, no Paço Municipal, mais uma nova reunião polêmica envolvendo o prefeito Alcides Bernal (PP) e diretores de Centros de Educação Infantil (Ceinfs). Alguns dirigentes voltaram a se queixar de problemas relativos à alimentação que é destinada às crianças; outros reclamaram de ter de assinar um documento atestando a qualidade e regular abastecimento, a fim de ser entregue ao Ministério Público Estadual (MPE).

Insatisfeitos, diretores chegaram a reclamar aos vereadores da Comissão de Assistência Social da Câmara de Campo Grande e outros levaram as reclamações à imprensa. “Estamos horrorizadas com tudo que está acontecendo. O prefeito constrangeu a todas nós. Primeiro, elogiou todo mundo e depois falou para todos assinarem o documento, dizendo que estava sendo vítima de calúnia”, contou uma diretora de Ceinf, que preferiu não se identificar para não sofrer punição.

Outra diretora também relatou que o clima foi de “terror”, durante a reunião, que aconteceu no plenarinho da Prefeitura, com seguranças nas portas. “Estavam presentes 96 diretores de Ceinfs e tiveram que assinar uma declaração atestando que todos os alimentos estão em perfeitas condições e que nunca houve falta de alimentos”, revelou.

A vice-presidente da Comissão de Assistência Social da Câmara, vereadora Carla Stephanini (PMDB), lamentou que os problemas com alimentação nos Ceinfs continuem acontecendo, assim como a pressão sobre os diretores e funcionários. “Na realidade, se gestão do prefeito estivesse em pleno funcionamento nem precisaria chamar as diretoras de Ceinfs para passar por esses constrangimentos. Isso mostra que a administração não está cumprindo seu papel e aí acaba constrangendo os funcionários”, afirmou.

Embora o clima tenha sido de pressão, o prefeito também ouviu reclamações durante a reunião com os diretores de Ceinfs. Ficou sabendo que carne e frango estão sendo distribuídos de forma racionada; que alguns produtos entregues são de marcas diferentes, ao contrário do que acontecia no passado.

O pior, na opinião da vereadora, é que Bernal “quer aval de funcionários públicos para que não seja responsabilizado por atos da administração pública que estão gerando sérios prejuízos para população”.

Para ela, em vez de pressionar servidores, Bernal deveria apresentar o “controle de pedido e de entrega de alimentos”, que teria sido requerido pela Câmara e até hoje não enviado. “Em vez de pedir assinatura, de buscar aval de funcionários, que precisam trabalhar e não podem negar, deveria trabalhar para resolver os problemas”, ponderou.

Além da indignação de Carla, esta manhã, durante a sessão da Câmara, o vereador Paulo Siufi (PMDB) também manifestou preocupação com alimentação das crianças nos Ceinfs, citando um caso de uma diretora que havia denunciado que estava faltando carne, tendo de recorrer a “ovos” para alimentar as crianças.

O líder do prefeito na Casa, Marcos Alex (PT), protestou contra a denúncia. “Não pode ter esse tipo de denúncia. Quem é essa pessoa?”, questionou. “Tem de ter responsabilidade para fazer denúncia”, afirmou.

Carla Stephanini garantiu, porem, que também ouviu de funcionários que eles estavam pedindo ajuda dos moradores para conseguir alimentos.



Nao devemos confiar o nosso legislativo a pessoa que teve corage de roubar uma senhora catadora de lixo dona dila ...e nos seremos tambem roubado os nosso direito de cidadao
 
paulo damiao do nascimento em 25/09/2013 14:50:50
Olha o povo reclamamas na hora da decisão, ficam com medo. ja pediram a cassação, os vereadores falaram mal do prefeito e votaram contra a cassação. adianta ficar falando e na hora H nao fazer nada deixar como esta. tem CPI so pra falar que estao fazendo alguma coisa, na hora de votar vence quem paga mais.......
 
antonio da silva em 25/09/2013 09:46:14
maria oliveira, em qual ceinf vc eh lotada? qual o seu cargo?
 
francisco guimarares em 25/09/2013 09:38:04
Tramoia? Só quem passa BEM LONGE da prefeitura pode fazer um comentário desse, VIVEMOS SIM um clima de terror dentro da prefeitura. O povo realmente tem os políticos que merece, não procuram saber quem realmente são as pessoas que eles votam, colocam uma cidade e até o país todo na mão dessa corja de corruptos e sem caráter, depois reclamam que não tem hospitais, estradas, escolas MERECIDO!
 
Anna Gonçalves em 25/09/2013 08:54:11
Não precisa remover ninguém, não precisa de tramoias, o caso é claro de incompetência, quem vê de perto a situação dos Ceinfs, sabe da verdade.....Infelizmente o prefeito eleito pelo voto de PROTESTO, ESTÁ SE DANDO MAL, perdendo uma boa oportunidade de fazer uma carreira limpa, digna e competente. Na proxima eleição qd formos protestar nas URNAS, LEMBRE-SE o voto NULO ou em BRANCO, não elege ninguém e seria a melhor maneira de PROTESTAR, QUEM CONSEGUISSE SE ELEGER, teria q mostrar competência dobrada.
 
merlei bueno em 25/09/2013 08:50:45
Lamentável que ainda há pessoas defendendo este prefeito, sou sul-mato-grossense e nunca vi uma administração tão ruim, é um escândalo atrás do outro.
 
Patrícia Andrade em 25/09/2013 08:25:31
É impressionante, os vereadores já jogaram a toalha, esse povo das Ceinfs reclamam, reclamam mas nada também é feito, gente grava uma reunião onde surja o assunto de vocês serem obrigados a assinar um documento que diz inverdades e manda a gravação pra algum jornal, a batata dele já tá assando com o caso da catadora, se chega uma gravação desse tipo na imprensa, que divulga, não adianta mandar para quem não vai mostrar, vixi, talvez até isso obrigue os vereadores a agir com competência e os obrigue a fazer a coisa certa, sem medo.
 
Moacir Cafaro em 25/09/2013 08:24:41
é simples resolver o problema! substitua todos os diretores da gestão passada,inclusive gerentes de postos de saúde, que estão acabando com sua administração,ou mande, técnicos capacitados todos os dias a partir das 06:00 hs da manhã vistoriar os ceinfs.
 
osvaldo willian da silva em 25/09/2013 08:22:29
Bom dia,
Agora a vida é coação? por que assinaram? com tanta tecnologia por que ninguém gravou? tá dificil, portanto o jeito é provar....sei que há o medo, mas é preciso se revoltar...
...."Outra diretora também relatou que o clima foi de “terror”, durante a reunião, que aconteceu no plenarinho da Prefeitura, com seguranças nas portas. “Estavam presentes 96 diretores de Ceinfs e tiveram que assinar uma declaração atestando que todos os alimentos estão em perfeitas condições e que nunca houve falta de alimentos”, revelou."...ler tudo isso e ver e sabermos realmente nos revolta...e pergunto: E agora eleitores???
AS MUDANÇAS ESTÃO AI, O QUE FAZER COM ELAS???
Loadir
Cidadã indignada...
 
Loadir Ap. Silva em 25/09/2013 08:13:53
Só essa falta em quantidade e qualidade de alimentos nos CEINFS já justifica a retirada desse irresponsável da Prefeitura. Muito despreparado e pessimamente assessorado esse Bernal.
 
Endrigo Zotelli em 25/09/2013 08:13:39
È lamentável que os Centros de Educação Infantil de Campo Grande viraram palco político, na defesa dos interesses pessoais ou de um pequeno grupo, atacam o espaço educacional das crianças pequenas. Ainda é mais lamentável, diretoras que cospem no prato que comeu e ainda comem. È bom lembrar que os cargos de direção de CEINFs não é vitalício. Sugiro ao Sr. Prefeito que está na hora de fazer novas mudanças na direção de algumas creches.
 
Silvana Alencar em 25/09/2013 08:07:48
Senhores "SIMPLES ASSIM"
Falsidade ideológica
Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:
Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.
Parágrafo único - Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte.
nei salviano
publicitario

 
nei salviano em 25/09/2013 07:57:11
Aqui quem vos fala é uma eleitora indignada com tudo q esta acontecendo! acreditamos q o Sr. Prefeito seria mais humano, q realmente nos ouviria q cumpriria tudo q prometeu não ficar ameaçando e fazendo assinar documentos pra provar que o senhor é uma fraude... Bernal fico triste em saber q o poder subiu a cabeça, é lamentável sua posição o senhor é um péssimo administrador e outra não esta cumprindo com oq prometeu... infelizmente faltam 3 anos ainda o q vai se tornar Campo Grande ate lá? E O BERNAL? não ta fazendo nada, ta fazendo pressão!! Q vergonha...
 
Bruna Rodrigues em 25/09/2013 07:21:10
Esse prefeito deve ter problemas psicológicos. Suas atitudes não são normais. Parece uma pessoa descontrolada, uma pessoa que não aceita ser contrariada, tem mania de perseguição. E quanto à merenda escolar, deveria o prefeito servir isso para sua família para ver se eles iriam aprovar.
 
Rafael Santos em 24/09/2013 23:21:15
É UMA VERGONHA O QUE ESTÃO FAZENDO, ESTIVE LÁ HOJE E NÃO ME SENTI PRESSIONADA PELO PREFEITO A ASSINAR NENHUM DOCUMENTO. O PREFEITO PEDIU O NOSSO APOIO NO SENTIDO DE FISCALIZARMOS DE PERTO A QUALIDADE DOS ALIMENTOS QUE CHEGAM AO CEINF. FICO INDIGNADA AO SABER QUE COLEGAS DIRETORAS QUE REPRESENTAM O PREFEITO JUNTO A COMUNIDADE FAZEM TAL ACUSAÇÃO. NINGUÉM É OBRIGADA A PERMANECER EM UM CARGO QUE É DE CONFIANÇA, SE NÃO DESEJA REPRESENTAR O PREFEITO SAIA.
 
Maria de Oliveira em 24/09/2013 22:32:36
ADMIRO TANTA RECLAMAÇÃO POR PARTE DA MAIORIA DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CAMPO GRANDE. CLAMARAM TANTO POR MUDANÇA... AGORA MUDOU! O PIOR É QUE, QUEM "PAGA O PATO" SÃO AS CRIANÇAS...
 
ISAQUE WODNEUF em 24/09/2013 21:51:28
Agora o vereador Paulo Siufi está preocupado com a comida das crianças ...
igual quando estava com o hospital do cancer ...
vamos pagar super salários para as diretoras quem sabe elas triplicam as merendas.
 
ronei santos em 24/09/2013 21:37:12
Denuncia sem nome e sobrenome, não é denuncia, é fofoca! Essa diretora deveria pedir para sair se não se sente bem onde trabalha, e parar de atrapalhar o trabalho dos outros.
 
Maria Silva em 24/09/2013 21:22:21
que me desculpe a expressão mas esse Marcos Alex e um tremendo puxa-saco do prefeito ou é cego ou se faz não é tenho amigos que trabalham no ceinf essa lista existe e a ameaça também,ou assinam a lista ou são afastados e demitidos.
a ordem foi passada pela Sas.
 
valdir zatti em 24/09/2013 21:14:28
Concordo com o Vereador Alex: Denúncia anônima não tem valor nenhum.
 
João Dias em 24/09/2013 21:06:58
Todos os dias tem denúncia sobre o prefeito cadê a CPI que ia cassar o Bernal?
Não votei nele e nem votaria depois de saber de tantas coisas.
 
Lia Silva em 24/09/2013 20:40:48
Ninguém é obrigado a assinar nada se não estiver de acordo. A pergunta que não se cala: Quando, afinal, ele será cassado?
 
luiz carlos soares em 24/09/2013 19:48:06
Nossa fiquei com nojo de ler essa reportagem, e saber que essas diretoras passaram por isso, sou professora de ceinf, e qt aos alimentos, material de limpeza, ta td muito escasso,não sou partidaria, mas gosto do que é bem feito, e outra se ta td bem nos ceinfs pq o prefeito convocou as diretoras?
pra fazer elas assinarem um documento, pra terem garantia de continuar em suas gestões? isso é abuso de poder, tenho dó dessas diretoras, e sou a favor de concurso, assim essa máfia vai acabar, e diretoras não precisam se rebaixar dessa forma, é uma pouca vergonha, vcs são professoras pedagogas, não tenham medo, se perderem esse cargo vão pra sala de aula.
 
Luana lual em 24/09/2013 19:16:14
Não adianta maquiar, a verdade sempre aparece. Obrigar os outros a mentir já é demais.
 
Ricardo Schell em 24/09/2013 19:01:54
O prefeito Bernal tem que tomar cuidado deve remover para outros setores os puxa sacos e paus mandados , o prefeito Bernal deve colocar pessoas de sua confiança em cargos especiais , senão eles irão fazer tramoia contra o prefeito.
 
zenobio veiga da silva em 24/09/2013 18:33:48
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions