ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Política

Dourados: valor IPTU 2010 terá aumento médio de 33%

Redação | 10/12/2009 11:41

O valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Dourados terá aumento médio de 33%, afirmou nesta quinta-feira o líder do prefeito Ari Artuzi (PDT) na Câmara, Humberto Teixeira Junior (PDT). Segundo ele, o aumento é devido à reavaliação do valor dos terrenos, feita por uma comissão formada por 14 representantes da sociedade.

De acordo com o vereador, em decorrência da reavaliação da Planta Genérica de Valores, usada para cálculo do IPTU, o valor do imposto para alguns contribuintes deve aumentar acima de 100%. Conforme Humberto Junior, a planta ficou cinco anos sem reavaliação, "por irresponsabilidade da administração anterior", afirmou.

Também em função da reavaliação dos terrenos, segundo o vereador, o valor do imposto deve diminuir para 13% dos contribuintes, o que representa nove mil imóveis. A prefeitura também vai ampliar o desconto para pagamento em dia. Quem optar pelo pagamento à vista terá 20% de desconto. Já o pagamento parcelado dá direito a 10% de desconto.

O projeto do IPTU deveria ter sido votado na sessão de segunda-feira, mas um pedido de vistas apresentado pelo vereador oposicionista Marcelo Barros (DEM) adiou a votação para a próxima semana. Ele justificou o pedido de vistas afirmando que vários pontos do projeto precisavam ser esclarecidos pela prefeitura.

Desde ontem, técnicos da prefeitura têm se reunido com vereadores para detalhar o projeto e conseguir apoio para a aprovação. Ontem à tarde, após se reunir com o secretário de Governo, Alziro Moreno, para conhecer detalhes da proposta, o oposicionista Gino Ferreira (DEM) considerou o projeto positivo para o contribuinte.

A prefeitura deve lançar 56 mil carnês de IPTU com a meta de arrecadar R$ 40 milhões. Os carnês começam a ser entregues no dia 20 de janeiro.

Nos siga no Google Notícias