ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

Durante debate, candidatos firmam compromisso com Arquidiocese

Nadyenka Castro | 24/09/2012 23:14

Eles assinaram documento sobre ética, vida, saúde, educação, juventude

Sete candidatos participaram do debate. Sorteio definiu posição à mesa, ordem de perguntas e respostas. (Foto: Pedro Peralta)
Sete candidatos participaram do debate. Sorteio definiu posição à mesa, ordem de perguntas e respostas. (Foto: Pedro Peralta)

Os sete candidatos a prefeito da Capital assinaram nesta segunda-feira durante debate na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) Protocolo de Intenções elaborado pela Arquidiocese de Campo Grande.

De acordo com o arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, o documento fala sobre ética, saúde, respeito à vida, agricultura, juventude e educação. “São os requisitos mínimos esperados”, declarou Dom Dimas. “Será registrado em cartório e depois apresentado à população”, afirmou.

Conforme explicado pelo arcebispo, o Protocolo de Intenções orienta que, caso eleito, o candidato organize o secretariado e assessores ‘ficha limpa’; que defenda o direito à vida e que não apóie iniciativas de descriminalização do aborto; que faça políticas públicas de valorização da família e de apoio àquelas que enfrentam situação de risco e que apóie políticas de preservação da identidade indígena.

Na área da saúde, o documento pede a construção, inauguração e implantação de pronto socorro municipal para traumas; políticas para atendimento a dependentes químicos. Dom Dimas também citou que alimentos produzidos em assentamentos e pela agricultura familiar sejam servidos nas escolas; que sejam feitos projetos voltados à juventude para prevenção da violência e, por fim, ampliação da rede de ensino municipal de tempo integral.

Para cada item, o candidato tinham opção de assinalar Concordo ou Não Concordo. A maioria dos candidatos declarou concordar integralmente com o documento elaborado pela Arquidiocese de Campo Grande. Com isso, eles firmam compromisso com a Igreja Católica.

Antes de anunciar a assinatura do Protocolo de Intenções, Sidney Melo (PSOL); Reinaldo Azambuja (PSDB); Marcelo Bluma (PV), Alcides Bernal (PP), Suel , Edson Giroto (PMDB) e Vander Loubet (PT), responderam a diversas perguntas elaboradas pela Arquidiocese e pela UCDB. Foram duas horas de debate.

Foram 15 questionamentos sobre saúde, educação, violência, projetos para áreas rurais, transporte público, juventude. Cada candidato respondeu a dois e teve dois minutos para respostas e não foram feitos pedidos de réplicas. As perguntas foram feitas de acordo com sorteio.

Apesar de ter sido proibida a manifestação de quem assistia ao vivo o debate, já nas considerações finais houve expressão rápida de pequenos grupos.

Nos siga no Google Notícias