A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

28/06/2012 10:41

Eleições 2012 podem ter recorde de candidatos únicos nos municípios

Nicholas Vasconcelos
Vaguinho, de Jaraguari, é um dos candidados que não devem ter adversários nas eleições de outubro. (Foto: Arquivo)Vaguinho, de Jaraguari, é um dos candidados que não devem ter adversários nas eleições de outubro. (Foto: Arquivo)

As eleições deste ano para prefeito em Mato Grosso do Sul podem ter um recorde de candidatos únicos nas disputas para as prefeituras, com pelo menos cinco municípios onde os eleitores podem não ter uma segunda opção de voto.

Jaraguari é um deles, onde o atual vereador Vagner Gomes Vilela, o Vaguinho, do (PDT) surge como um candidato de consenso em substituição ao atual prefeito Valdenir de Sousa (PP), que não deve tentar a reeleição. Segundo consta, o candidato tem, inclusive, o apoio do governador André Puccinelli (PMDB)

Em Inocência, o nome de Antonio Angelo, o Toninho da Cofapi (PMDB) é consenso entre os representantes políticos da cidade do Bolsão. Ele foi escolhido entre partidos da situação e da oposição.

Em Bandeirantes, pelo andar da carruagem, só o atual prefeito, Flávio Adriano Gomes do PR, deve se colocar para a disputa.

Paraíso das Águas deve ter sua primeira eleição municipal também disputada por um único candidato. Ivan da Cruz Perez (PDT), conhecido como ‘Xixi’, deve ser o único nome nas urnas para o cargo de prefeito. Paraíso das Águas foi criado em 2003, chegou a ter eleições marcadas para em 2010, mas acabou com o pleito barrado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Em Dourados, segunda maior cidade do Estado, as conversas de bastidor indicam que o PMDB pode acabar indicando o vice-prefeito na chapa de Murilo Zauith (PSB) e desistindo da candidatura do deputado federal Marçal Filho. Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27) aponta que a maioria dos eleitores ouvidos prefere que o deputado continue em Brasília.

O PSOL lançou candidato, o radialista José Roberto Gomes da Costa, mas também está na lista de partidos que o PSB quer trazer para a sua aliança.

Em Bandeirantes, só o atual prefeito, Flávio Adriano Gomes, eleito pelo PR, deve concorrer.

Eleições passadas- Nas últimas eleições municipais, Sete Quedas, Ivinhema, Angélica e Dois Irmãos do Buriti tiveram candidatos únicos. A oferta de um só nome para prefeito não agradou à todos os eleitores, já que o número de eleitores que votou em branco ou anulou o voto foi elevado.

De acordo com o TSE, em Sete Quedas 43% dos eleitores invalidaram os votos, com 36% de votos nulos e 7% de brancos. Situação semelhante em Ivinhema, onde os nulos somaram 28% do total de votos.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions