ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Eleita por MS, Tereza Cristina representará interesse do agro paulista

Senadora vai integrar o Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp a partir de 2026

Por Judson Marinho | 25/09/2025 19:15
Eleita por MS, Tereza Cristina representará interesse do agro paulista
Senadora e ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP) (Foto: Marcos Maluf)

Eleita por Mato Grosso do Sul para o Senado Federal, Tereza Cristina (PP-MS) parece ter outros planos. A senadora agora vai integrar o Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), entidade que representa os interesses da indústria paulista.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A senadora Tereza Cristina (PP), ex-ministra da Agricultura e vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, foi convidada a assumir a presidência do Conselho Superior de Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O convite, oficializado em reunião nesta quinta-feira, destaca sua vasta experiência no setor e sua atuação na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tereza Cristina afirmou que aceitou o cargo para contribuir com o desenvolvimento econômico do país, destacando a importância da agroindústria em São Paulo. Além dela, outros nomes de destaque, como o ex-presidente Michel Temer e a ministra Ellen Gracie, foram anunciados para liderar conselhos da Fiesp. A escolha dos novos presidentes visa fortalecer o diálogo e orientar ações para o futuro da indústria brasileira. Recentemente, Tereza Cristina participou de uma reunião do Conselho Superior de Agronegócio, onde foram discutidas as relações comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos, incluindo tarifas e exportações.

A Fiesp é conhecida por sua atuação política em defesa dos grandes empresários e do agronegócio concentrado. E é exatamente nesse espaço que Tereza Cristina, que já foi ministra da Agricultura do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai "trabalhar": defendendo os interesses do agro paulista, que muitas vezes competem com os da economia local do Centro-Oeste.

O convite para a senadora integrar o conselho da federação paulista visa, sobretudo, o seu currículo. Tereza Cristina é ex-ministra da Agricultura, ex-presidente e atual vice-presidente no Senado da Frente Parlamentar da Agropecuária, além de ser participante ativa da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Nesta quinta-feira (25), uma reunião na Fiesp oficializou a apresentação dos novos presidentes dos Conselhos Superiores da Fiesp, que iniciarão os trabalhos em 2026. A senadora Tereza Cristina, que esteve presente na reunião, explicou os motivos que a levaram a aceitar o cargo.

"Aceitei o cargo porque julgo que poderei contribuir com minha experiência para ajudar a pensar e fomentar o desenvolvimento econômico do país, a partir da Fiesp, uma entidade com forte legitimidade, localizada em São Paulo, o mais pujante estado da federação, onde a agroindústria também está muito presente", declarou a senadora ao Campo Grande News.

O cargo de presidente do conselho paulista foi oferecido à senadora de Mato Grosso do Sul por conta de sua liderança representativa no setor e de seu conhecimento do mercado e dos desafios do agronegócio brasileiro.

Nas redes sociais, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, se manifestou sobre a escolha dos novos presidentes: "Reunimos lideranças com grande experiência e reconhecimento em suas áreas para, juntos, pensarmos o futuro da indústria e do Brasil. Este time diverso e qualificado será fundamental para orientar nossas ações, ampliar o diálogo e fortalecer ainda mais a missão da Fiesp de apoiar o desenvolvimento do país."

Além da senadora Tereza Cristina, outros grandes nomes foram anunciados para presidir conselhos de outros setores, como Michel Temer (ex-presidente da República), Sergio Moro (senador), Ellen Gracie (ex-ministra do STF ), Mendonça Filho (ex-ministro da Educação e atualmente deputado federal), entre outros.

Eleita por MS, Tereza Cristina representará interesse do agro paulista
Skaf, ao lado a senadora Tereza Cristina durante reunião dos novos Conselheiros da Fiesp (Foto: Rodrigo Fiume)

Recentemente, neste mês de setembro, a senadora esteve presente em uma reunião da Cosag (Conselho Superior do Agronegócio) da Fiesp, que teve como tema comércio exterior. Nesta reunião, foram debatidos o agronegócio brasileiro e suas relações comerciais com os Estados Unidos, na qual se discutiram as exportações brasileiras para aquele país e a imposição de tarifas ao mercado brasileiro.

Além da senadora Tereza Cristina, outros grandes nomes foram anunciados para presidir conselhos de outros setores, como Michel Temer (ex-presidente da República), Sergio Moro (senador), Ellen Gracie (ex-ministra do STF), Mendonça Filho (ex-ministro da Educação e atualmente deputado federal), entre outros.