ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 28º

Política

Eleitores deixam para regularizar título na última hora

Último dia para regularizar pendências antes das eleições deste ano é esta quarta-feira

Gabrielle Tavares e Bruna Marques | 03/05/2022 18:06
Regularização no título pode ser feita presencialmente no TRE. (Foto: Henrique Kawaminami)
Regularização no título pode ser feita presencialmente no TRE. (Foto: Henrique Kawaminami)

Esta quarta-feira (4) é o último dia para regularização do cadastro eleitoral e como o costume do brasileiro é sempre deixar para a última hora, muitos campo-grandenses formaram fila em frente ao TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) para resolver pendências.

O autônomo César Ronaldo Santana Cândido, 50 anos, estava irregular com a Justiça Eleitoral e foi até o TRE no fim da manhã de hoje, já que não conseguiu resolver o problema pela internet porque o site estava congestionado.

Autônomo César Ronaldo Santana Cândido foi até o TRE nesta terça-feira (3). (Foto: Henrique Kawaminami)
Autônomo César Ronaldo Santana Cândido foi até o TRE nesta terça-feira (3). (Foto: Henrique Kawaminami)

Devido a um acidente, ele fraturou o fêmur e ficou três anos sem votar, mas esqueceu de justificar. “Tudo vai deixando para o último dia, é um defeito do brasileiro e eu tô no meio”.

Sobre os candidatos, ele defende que “tem muita coisa errada”, citando problemas na saúde e a alta taxa de desemprego. “A única arma que temos é o voto. Tem que tentar um meio para ver se as coisas melhoram, temos que votar para ver se muda alguma coisa. Se deixa, você concorda com o que está errado”.

A recepcionista Leiliane Alencar, 37, não deixou para regularizar o título na última hora, mas sim, teve problemas com o sistema on-line e também precisou ir buscar atendimento presencial. “Tentei fazer pela internet, mas não deu certo, tive que vir aqui. Estou tentando desde o dia 7 do mês passado, mas ele fica em análise, aí vim ver porque era o último dia”.

O documento da recepcionista foi cancelado depois dela deixar de votar nas duas últimas eleições. “Não justifiquei por sem-vergonhice, não votei porque nenhum candidato me cativou”.

Ela se disse pessimista em relação ao cenário político, mas pretende votar este ano. “Estou tão descrente de muita coisa, mas não podemos perder a fé. Temos que tentar de alguma forma pra vê melhora, mas acho que a tendência é só piorar”, lamentou.

Estudante Marcos Eduardo pretende votar neste ano. (Foto: Paulo Francis)
Estudante Marcos Eduardo pretende votar neste ano. (Foto: Paulo Francis)

Adolescentes - Neste ano, uma campanha nacional contou com artistas, como a cantora Anitta, para incentivar jovens a tirar o título de eleitor e votar nas eleições de outubro.

A mobilização conseguiu despertar o interesse dos adolescentes, mas eles também deixaram para a última hora. O estudante Marcos Eduardo, de 17 anos, quer votar esse ano, mas vai tirar o título só amanhã, no último dia. “Já estava preocupado com o prazo mesmo, pretendo votar esse ano ainda, mas ainda quero pesquisar bastante para escolher os candidatos”.

É o mesmo caso de outro estudante, Pedro Henrique, que já tem 18 anos, mas ainda não emitiu o documento, mesmo a idade já o obrigando a votar nas eleições deste ano. “Mas acho que é importante tirar sim, é o nosso país. Temos que votar sim, exercer a democracia”.

O prazo é estabelecido pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997, artigo 91), que prevê fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes de cada votação, isto é, neste ano, no dia 5 de maio. Após o encerramento, pendências como transferência de domicílio eleitoral ou ausência de justificativa nas últimas eleições não poderão ser solucionadas.

Eleições - Neste ano, serão disputados os cargos para presidente da República, governadores dos estados, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.

A votação em primeiro turno ocorrerá no dia 2 de outubro, e o segundo turno, se houver, em 30 de outubro.

Nos siga no Google Notícias