ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Política

Em conversa com indíos, Reinaldo promete reunião com Dilma sobre demarcação

Priscilla Peres e Caroline Maldonado | 02/12/2015 16:48
Cerca de 200 indígenas se reuniram nesta tarde com o governador Reinaldo Azambuja e demais autoridades. (Foto: Gerson Walber)
Cerca de 200 indígenas se reuniram nesta tarde com o governador Reinaldo Azambuja e demais autoridades. (Foto: Gerson Walber)

Em reunião nesta tarde com cerca de 200 indígenas, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que vai marcar uma audiência com a presidente Dilma Rousseff (PT) ainda este ano para tratar sobre o uso do valor mensal da dívida para a indenização de terras reivindicadas pelas comunidades.

A proposta foi protocolada no gabinete da Presidência da República no dia 19 de novembro e visa alocar os R$ 80 milhões pagos mensalmente à União no Fepati (Fundo Estadual de Terras Indígenas), durante três meses. Com o montante ele pretende comprar as terras em áreas de conflito e devolvê-las à União, para que então elas sejam doadas aos indígenas.

Reinaldo pediu que no dia da reunião com a presidente, as comidades façam pressão, para sensibilizar a presidente da República. Ele acredita que com três meses do depósito tenha dinheiro suficiente para fazer as indenizações, pelo "valor justo". Ele acredita que esse seja o caminho mais viável para resolver o problema, visto que tem ações judiciais que se arrastam por 30 anos, sem solução.

"Se a União deixar a gente aporta esse recurso do Fepati e temos certeza que vamos dialogar com a classe produtora e pagar pela terra nada mais que o preço justo", disse Reinaldo, especificando que o preço das terras será definido a partir perícia judicial.

Os índios representantes de várias etnias protocolaram documento apoiando esse pedido na segunda-feira, e ele sera apresentado a presidente Dilma na reunião. O cacique da Córrego do Meio, professor Genivaldo Campos, parabenizou o governador pela iniciativa e lembrou que em sua aldeia foi onde o Oziel Gabriel morreu, em Sidrolândia. Todos saíram otimistas da reunião.

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) participou da reunião e disse que no Mato Grosso tem quase 14% do território demarcado enquanto em MS com exceção a área dos Kadiwéu que ganharam a terra em função de ter lutado na guerra do Paraguai, não tem nem 1% demarcado. "Estamos atrasados nessa questão. Tem conversado com produtores que tem interesse de ser indenizado e deixar a terra"

Participaram da reunião também os deputado estaduais João Grandão (PT) presidente da Comissão de Assunto Agrários e Indígenas, Zé Teixera , Prof Rinaldo Modesto (PSDB) e Junior Mochi (PSDB).

Solicitações - Reinaldo disse que vai mandar a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) para reunir com as lideranças e saber quais são as necessidades deles, para gerar renda a partir da agricultura familiar. Ele afirmou ainda que apoia a criação da Ceasa em Dourados, para os indígenas poderem vender os produtos ali.

Além do documento apoiando a proposta do governo, várias lideranças entregaram oficios pedindo manutenção, tratores, sementes, óleo diesel, para fomentar a agricultura.

Nos siga no Google Notícias